Na manhã desta quinta-feira (01), foi realizado no centro de Botucatu, um simulado de acidente de trânsito com vítima presa na ferragem, com o objetivo de estabelecer o aperfeiçoamento dos Policiais Militares Bombeiros especializados no salvamento veicular e integrar o atendimento com a Polícia Militar, SAMU, Guarda Municipal e Semutran.
Na simulação, houve um capotamento de veículo após choque com uma moto. No carro estavam duas pessoas, totalizando 3 vítimas. Uma ficou presa às ferragens do carro, necessitando utilizar técnica de salvamento para sua retirada e socorro, outra foi lançada para fora do veículo e o motociclista também ficou ferido, precisando de atendimento médico.
Para Priscila Maschetto Vieira de Almeida, coordenadora regional do SAMU em Botucatu, esse tipo de treinamento é importante, pois todos os dias são registrados acidentes de trânsito. “A cidade tem um alto índice de acidentes de trânsito, principalmente envolvendo motos. O Corpo de Bombeiros geralmente atende essas ocorrências e em casos de vítimas graves o SAMU oferece o apoio e o suporte médico. Então, acho que o mais importante é a gente treinar essa integração entre os órgãos, para poder atender de maneira adequeada o paciente”, explica.
Sobre a avaliação do trabalho de socorro das vítimas de acidentes, Priscila diz ter muito orgulho de poder falar que Botucatu é uma das melhores cidades em relação a integração do Samu e do Corpo de Bombeiros. “Não é em todas as cidades que a gente costuma ver essa integração de serviços, então a gente avalia de uma forma muito boa, a gente tem bastante qualidade, com os Bombeiros fazendo toda a parte de resgate da vítima, e o SAMU com o atendimento médico dessas vítimas”.
Priscila ainda explicou sobre a importância de passar o máximo possível de informações quando as pessoas se depararem com qualquer tipo de acidente nas ruas da cidade. “Para o SAMU é muito importante a pessoa informar corretamente o endereço, principalmente em acidentes de trânsito, passando inclusive altura do número da via, para o socorro chegar o quanto antes até a ocorrência. A pessoa tem que ter calma e paciência para conseguir responder às perguntas do médico, que precisa entender a situação para saber qual viatura ele vai enviar para o atendimento, se é viatura com suporte avançado ou apenas para uma imobilização no local, quanto mais claras as informações, mais rápido será o socorro”, finaliza a enfermeira.
Rodrigo Fumes, secretário da Semutran (Secretaria de Mobilidade Urbana) também esteve presente no simulado e conversou com a equipe do Agência14News sobre ações da pasta para o mês de dezembro. “A secretaria pretende adquirir novos equipamentos semafóricos para disciplinar o trânsito em alguns pontos da cidade. Agora em dezembro vamos ligar o semáforo da Av. Vital Brazil e se ainda der tempo a gente começa a instalação ali no Campo do Inca, na rotatória, de quem vai ou volta da Unesp, um ponto onde é necessário a intervenção semafórica”.
O secretário também falou sbre outras medidas adotadas para tentar diminuir o número de acidentes nas principais vias de Botucatu. “Na Av. Dom Lúcio a velocidade já foi reduzida para 40 km/h em toda a sua extensão, tendo em vista o grande número de pedestres que trafegam por ali, então agora a gente deve seguir com a redução do limite de velocidade para as ruas João Passos, Curuzu e Dante Delmanto, que são os outros pontos com altos índices de acidentes”.
(Texto e imagens: Agência14News)