26 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Semana Nacional dos Museus será celebrada com debates on-line

A Secretaria Municipal de Cultura de Botucatu realizará a partir de sexta-feira, 29, mais uma edição da Semana Nacional de Museus. Diferente dos outros anos, a pandemia do novo coronavírus mudou a forma de comemorar a data. Ao invés de encontros presenciais e visitas aos museus, nesta edição, as conversas serão on-line.

A Semana é uma realização da Secretaria de Cultura, junto a Pinacoteca Fórum das Artes, do Museu de Arte Contemporânea Itajahy Martins (MAC) e do Museu Histórico e Pedagógico Francisco Blasi. Nela, será realizada uma série de atividades on-line para discutir temas como diversidade e inclusão. A programação será estendida até dia 05 de junho com lives (transmissões ao vivo por meio de redes sociais) abertas a todos.

A primeira conversa on-line será nesta sexta-feira, 29, às 15 horas, e a transmissão ocorrerá pelo canal no YouTube da Secretaria de Cultura (https://www.youtube.com/channel/UCtXDZ2UfWZMlgdx76Y0FjEA).

Os primeiros convidados para o debate são a Rede MUSEOLOGIA KILOMBOLA, com a temática NEGRAS MEMÓRIAS: O Papel da Museologia Kilombola em Tempos de Resistência. Neste dia, a conversa será sobre as narrativas vigentes, na Cultura, na Sociedade, na Museologia, na História, nos Quilombos e Favelas; com a participação dos integrantes da Rede: Nutyelly Cena de Oliveira (Universidade Federal de Goiás-UFG), Lucas Ribeiro (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia-UFRB), Vitor Luiz Medeiros de Souza (Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG) e Alexsandro Trigger da UFMG e do MUQUIFO (Museu dos Quilombos e Favela Urbanos).

Na próxima semana, os encontros on-line serão nos dias 03, 04 e 05 de junho. Na quarta-feira, 03, o tema será Museus e Direitos Culturais, com participação de Gabriela Aidar, coordenadora dos Programas Educativos Inclusivos do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca de São Paulo.

Na quinta-feira, 04, o tema será Museus e Inclusão de Públicos com Deficiência, com Amanda Tojal, Museóloga, Educadora e Consultora de Acessibilidade Cultural. E na sexta-feira, 05, a programação se encerra com a discussão sobre Arte Contemporânea a partir de Willie Bester – Trajetória, Processo e Exposições. A convidada é Carol Tornich, Artista Visual, Jornalista e Mestre em Artes pela USP.

Todas as lives serão às 15 horas com transmissão pelo canal da Secretaria de Cultura no YouTube.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes