19 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Semana do Meio Ambiente em Botucatu

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, celebra neste mês de junho mais uma Semana do Meio Ambiente.

A iniciativa busca chamar a atenção da sociedade às questões ambientais e estimular a mudança de comportamento das pessoas quanto à relação ao uso dos recursos naturais e o desenvolvimento sustentável dentro do espaço onde vivem. O Dia do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 de junho e foi estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972, marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano.

 Bloqueios educativos

A programação começa nesta sexta-feira (03) com a distribuição de “sacolas-lixeiras” para carros, que acontecerá através de bloqueios educativos em diferentes pontos da Cidade, das 9 às 16 horas.

A ação visa conscientizar os motoristas a não jogar lixo pela janela de seu veículo. Além de cometer uma infração prevista no artigo 172 do Código Brasileiro de Trânsito, passível de multa e perda de pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), esse descarte irregular contribui para a ocorrência de acidentes, poluição e degradação ao meio ambiente.

 Inspeção Veicular

No sábado (04) acontece a tradicional Inspeção Veicular Gratuita, que neste ano chega à sua oitava edição. Ela se concentrará no bolsão de estacionamento da Escola Municipal Dr. Cardoso de Almeida (Cardosinho), no Centro Histórico de Botucatu, das 9 às 17 horas.

Na oportunidade será oferecido serviço para medir a emissão de gases poluentes dos veículos. Os motoristas também serão orientados a realizar as manutenções necessárias nos veículos que se encontrarem fora dos padrões legais. Este evento é uma realização da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semutran) em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e oficinas da Cidade.

Cinema Ambiental

De 6 a 10 de junho, o Cine Janelas, instalado no Espaço Cultural – “Antonio Gabriel Marão”, será palco do Cinema Ambiental. Na ocasião serão exibidos filmes que alertam a sociedade sobre a preservação do meio ambiente e simulam o que pode ocorrer ao planeta se hábitos sustentáveis não forem desenvolvidos.

As sessões são gratuitas e acontecerão sempre a partir das 19h30.  A programação é a seguinte: “Saneamento Básico – o Filme” (06); “Lixo Extraordinário” (07); “A Última Hora” (08); “O Lorax: Em Busca do Trúfula Perdida” (09); e “Wall-E” (10).

 Poupatempo Ambiental

No dia 9, às 16 horas, a Prefeitura de Botucatu inaugura em parceria com o Governo do Estado o Poupatempo Ambiental, que será o primeiro equipamento público do gênero do País a reunir em um só local todos os órgãos que prestam serviços na área do Meio Ambiente.

O prédio está localizado na Rua Lourenço Carmelo, nº180 – Jardim Paraíso e tem aproximadamente 620m², além de ter sido construído com padrões modernos de sustentabilidade e já abriga a Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Mais informações
Secretaria de Meio Ambiente
Rua Lourenço Carmelo, nº180 – Jardim Paraíso
Tel.: (14) 3882-1290

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes