23 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Segundo levantamento, trabalhadores de cooperativa preferem sair de área do aterro

Uma pesquisadora que fez seu trabalho de faculdade no Instituto de Biociência (IB) da Unesp de Botucatu descobriu que trabalhadores da cooperativa de Botucatu preferem sair do aterro e se mudar para uma área mais próxima da cidade.

Segundo disse a ex-aluna do IB, Rafaela Paes, os cooperados entendem que uma das prioridades seria sair da área do aterro, um local bastante complicado para se trabalhar por conta da distância e do cheiro, além da redução dos custos para o trabalho diário.

Os trabalhadores dizem que falta infraestrutura como lugar para as pessoas tomarem banho após o trabalho de separação do lixo. As quebras de caminhões também são constantes. 

O secretário do Verde de Botucatu, Márcio Piedade Vieira, disse durante debate sobre o tema nesta terça-feira (06), na Rádio Municipalista, que hoje se torna díficil a mudança e encontrar outro lugar para instalação do galpão com as esteiras. Mesmo assim acredita que o assunto precisa ser debatido.

Por outro lado comentou que mais cooperativas, cerca de 3 ou 4 devem surgir em bairros na parte de coleta, como no Parque 24 de Maio. Ele defende a criação de uma única cooperativa na cidade com todos os bairros, mas a demanda é de várias, o que será respeitado pela secretaria.

Hoje parte da cidade conta com coleta seletiva, porém todas as regiões possuem pontos de entrega voluntária de materiais. 

 

COLETA FOI AMPLIADA EM 2017

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal do Verde, ampliou o serviço de coleta seletiva na Cidade. Mais de 50 bairros das regiões Leste, Norte e Centro recebem o trabalho de gestão de resíduos recicláveis.Desde o dia 29 de agosto, Recanto Azul, Vila Sorocabana, Vila São Luiz, Vila São Lúcio, Jardim Bom Pastor e Vila Paraízo receberam a coleta uma vez por semana, sempre as terças-feiras, após às 12 horas. 

“A coleta não beneficia apenas a área ambiental, mas também a social da Cidade, já que todo o material recolhido é encaminhado a uma cooperativa de catadores formada por pessoas de baixa renda, que tiram o seu sustendo exclusivamente da separação do material”, explica Fernanda Bernardi, Diretora do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria do Verde.
 
Atualmente 100 toneladas de materiais recicláveis são recolhidas e comercializadas por mês no Município.
 
Quais materiais podem ser reciclados?
 
PAPEL 
RECICLÁVEL:
 Jornais e revistas, papel sulfite/rascunhos, caderno, papelão, lista telefônica, livros, embalagens longa vida, cartolina, papel cartão, envelopes, calendários, papel de presente, entre outros. 
NÃO RECICLÁVEL: Etiquetas adesivas, papel carbono, papel celofane, papel vegetal, papel higiênico, lenços de papel, guardanapo de papel, papéis metalizados, papéis parafinados (fax), papéis plastificados e encerados – fitas ou etiquetas adesivas, bitucas de cigarro, fotografias, entre outros.
 
PLÁSTICO 
RECICLÁVEL: 
Copos, garrafas, sacos, sacolas, frascos de produtos, tampas, canos e tubos de PVC, brinquedos, baldes, bacias, isopor, plástico bolha, sacos de embalagens, embalagens de iogurte, caixas, plásticos de eletrodomésticos, entre outros.
NÃO RECICLÁVEL: tomadas, cabos de panelas, adesivos, espuma, acrílico, isopor não perolado, plástico filme, seringas, frauda descartável, entre outros.
 
VIDRO
RECICLÁVEL: 
copos, potes de conservas, embalagens de vidro, tampa de forno de microondas, pratos de vidro, garrafas, entre outros.
NÃO RECICLÁVEL: espelhos, boxes temperados, louças, óculos, cerâmicas, porcelanas, pirex, tubos de televisão e monitores, para-brisa de carros, lâmpadas fluorescentes, cristais, entre outros.
 
METAIS 
RECICLÁVEL:
 tampinhas de garrafas, latas, enlatados, panelas sem cabo, ferragens, arames, chapas, canos, pregos, cobre, folha de flandres, papel alumínio limpo, aerossóis, lata de tinta, cantoneiras, portas, janelas, portões, entre outros.
NÃO RECICLÁVEL: Clipes, grampos, esponja de aço, latas de solventes químicos, latas de inseticida, entre outros.
  
Quais os materiais que não devem ser encaminhados para a coleta seletiva? O que fazer com eles?
 
• Pneu: entregar no Galpão de Armazenamento de Pneus Inservíveis (Rua José Barbosa de Barros, nº 120 – Jardim Paraíso)
• Lâmpadas fluorescentes: devolução no ponto de venda (Lei Municipal nº 4.752/06)
• Entulho: Locação do serviço de caçamba
• Eletroeletrônicos, pilhas e baterias: entregar na Secretaria Municipal do Verde/Poupatempo Ambiental (Rua Lourenço Carmelo, 180 – Jardim Paraíso)
• Lixo orgânico: Coleta Convencional
 
Cronograma da coleta seletiva
 
SETOR 02B

Segunda-feira: Ouro Verde, Jardim Cambuí, Jardim Itamarati, Jardim Ipê, Jardim Planalto, Vila Di Capri, Jardim Itália, Jardim Monte Mor, Jardim Iolanda, Chácara dos Pinheiros, Jardim Flamboyant.
 
SETOR 09
Terça-feira: Vila Ema, Vila Jaú, Residencial Chácara Santo Antônio, Residencial Arlindo Durante, Jardim Cristina, Parque Nazaré, Residencial Serra Negra, Vila Maria, Jardim Peabiru, Conjunto Habitacional Leotta de Mello.
 
SETOR 04
Terça-feira: Recanto Azul, Vila Sorocabana, Vila São Luiz, Vila São Lúcio, Jardim Bom Pastor, Vila Paraízo
 
SETOR 03
Quarta-feira: Jardim Paraíso, Jardim Paraíso II, Jardim Altos do Paraíso, Jardim Mirante, Residencial Parque Primavera, Colinas do Paraíso.
 
SETOR 01
Quinta-feira: Jardim Real Park, Jardim Continental, Jardim Eldorado, Vila Paulista, Jardim Panorama, Vila Nova Botucatu, Vila Esperança, Jardim Santa Tereza, Vila Pinheiro, Vila Ângela, Vila Pinheiro Machado, Jardim Universitário, Vila Ferroviária, Jardim Shangrilá, Vila Antártica, Vila Nossa Senhora de Fátima, Vila Casa Branca, Vila Carmelo, Vila dos Lavradores.
 
SETOR 02A
Sexta-feira: Área central – quadrante compreendido entre o Rio Tanquinho e Rio Lavapés, do Cemitério Portal das Cruzes até a Avenida Marechal Floriano Peixoto.

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(do Agência14News com Rádio Municipalista e assesssoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes