25 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Saúde restringe retirada de medicamentos

A Secretaria de Saúde de Botucatu comunica que pacientes portadores de Diabetes Mellitus poderão agora retirar nos postos do Município, no máximo, 60 comprimidos/mês de Vildagliptina (Galvus®) 50mg.

A orientação foi dada pelo laboratório que produz o remédio e a decisão acatada pela Comissão de Avaliação de Medicamentos da Secretaria Municipal de Saúde. A determinação foi expedida através de informe técnico a todas unidades de saúde e já está valendo.

O principal argumento para a restrição de distribuição deste medicamento é que o uso abusivo dele pode ocasionar doenças renais, hepáticas, pancreáticas ou mesmo neurológicas. Caso julguem necessário prescrever uma dose superior a 60 comprimidos/mês, os médicos da Rede de Atenção Básica deverão abrir um Processo Interno de Medicamentos junto à Comissão Técnica de Dispensação de Medicamentos Não Padronizados.

“Importante esclarecer que não estamos retirando a Vildagliptinada (Galvus®) da lista de medicamentos, mas apenas restringindo seu uso de forma racional, pensando justamente na qualidade de vida de nossos pacientes com diabetes”, argumenta a secretária municipal de Saúde, Valéria Maria Lopes Manduca Ferreira.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, em Botucatu, pouco mais de 1.200 pacientes fazem uso contínuo deste tipo de medicamento. A Diabetes Mellitus é uma doença crônica, caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). Seu controle e tratamento, além do uso de medicamentos, envolve a mudança de estilo de vida dos pacientes portadores dessa patologia, envolvendo dieta e atividade física.

Mais informações
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Major Matheus, 7 – Vila dos Lavradores
Tel.: (14) 3811-1100

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes