25 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Revitalização: primeira etapa foi entregue

No último sábado (03), a Secretaria de Obras de Botucatu, entregou a primeira etapa da obra de revitalização do principal corredor comercial da cidade, a Rua Amando de Barros, que estende entre as ruas Coronel Fonseca e Major Leonidas Cardoso.

A cerimônia de entrega das obras contou com a presença de representantes do comércio, autoridades e população em geral, que aproveitou apresentações musicais da Orquestra de Violeiros da Afrape, Orquestra Infanto Juvenil da Afrape, Coral do Núcleo Assistencial Joanna de Angelis, Banda Marcial Botucatu e Corporação Musical Damião Pinheiro Machado.

O evento aconteceu na Praça Emílio Peduti (Bosque), que também recebeu melhorias com a instalação de mesas de damas e xadrez, construção de bebedouros, inclusive um para animais, limpeza dos monumentos, plantio de grama e flores, nova cobertura no ponto dos taxistas, entre outros serviços de reparo e manutenção.

As obras na Amando começaram no dia 30 de abril e consistiram em: ampliação das calçadas e instalação de piso intertravado (drenante e antiderrapante), rampas de acessibilidade, piso tátil para deficientes visuais, implantação de novas redes de água, bancos e lixeiras de madeira, reforço da iluminação, recapeamento asfáltico e ampliação da pista de rolamento, novas sinalizações de trânsito e amplo paisagismo, com plantio de palmeiras ao longo da rua e pequenas floreiras nas esquinas.

A segunda etapa de revitalização da Rua Amando de Barros deverá seguir com este mesmo padrão até o cruzamento com a Rua Visconde do Branco. Porém, o recape será executado em todo prolongamento da via, desde o seu início, na região do Lavapés. Com o tempo, também está prevista a implantação de câmeras de monitoramento para reforçar a segurança no local e compactação da fiação elétrica. O investimento estimado na Amando é de R$ 2 milhões, recursos dos cofres municipais.

O secretário municipal de Obras, Rafael Athanazio, não escondeu a emoção após quatro meses de intenso trabalho. Além do apoio do prefeito João Cury, ele elogiou a compreensão da população durante os serviços desta primeira etapa da revitalização da Amando e, principalmente, e a dedicação de todos os servidores da Secretaria de Obras, que, inclusive, ganharam uma placa de homenagem.

“Desde o começo a gente sempre prezou pela atenção ao comerciante, para que não tivesse tanto impacto no funcionamento das lojas. Por isso a gente sempre iniciava os trabalhos no sábado, no final da tarde, quando o comércio fechava, tentando minimizar os transtornos. A gente tinha uma insegurança por parte do comércio. Hoje a pergunta é: quando a revitalização vai chegar no meu quarteirão? Ou seja, passou de desconfiança para uma realidade. E todos os funcionários da Secretaria de Obras estão de parabéns. Sem eles a gente não faria metade do que a gente fez, no tempo e recurso que a gente tinha. As padarias e lanchonetes serviam um café, um pão com presunto ao funcionário, entendendo a dedicação deles durante a obra”, valoriza.

O prefeito João Cury lembrou que a revitalização da Amando sempre foi um sonho da população de Botucatu, mas que nunca havia sido tirado do papel. Para ele, os medos relacionados à complexidade da obra foram superados pela vontade de transformar para melhor a vida daquelas pessoas que passam e trabalham todos os dias no principal corredor comercial da Cidade.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes