29 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Saiba escolher o vinho ideal para harmonizar com o almoço de Páscoa

A tarefa de combinar o vinho com a culinária pode parecer algo restrito apenas ao sommelier ou enólogos. O assunto chega a ser desafiador para os amantes e aficionados na busca pela harmonização ideal. Para Muris Sleiman, docente da área de gastronomia e nutrição do Senac Botucatu, há uma regra básica e simples que auxilia na combinação: primeiro, considerar o tipo de alimento, tempero e molho a serem servidos, para depois, pensar na escolha do vinho.

“Pode parecer complexo, mas é preciso, antes de tudo, levar em conta o cardápio, a textura da comida e seu modo de preparo. Saber disso contribuirá para optar por vinhos com menos ou mais acidez, rico em taninos ou nem tanto, se é mais ou menos encorpado, e que se encaixe melhor na hora de harmonizar e agradar os mais diferentes paladares”, explica.

Segundo a docente, é possível combinar os pratos típicos da Semana Santa com um vinho adequado. “É uma ótima pedida para combinar com o tradicional bacalhau com batatas, tomates, azeitonas e pimentões, que tem sabor e textura ressaltados; acompanhado por um vinho tinto jovem e marcante, com baixos níveis de taninos”, detalha Muris. “Os taninos em contato com o sal do bacalhau podem transmitir sabor metálico. Por isso, a sugestão é um vinho encorpado da região de Douro ou um tinto marcante como o merlot ou pinot noir&rdq uo;, orienta a docente. 

Segundo Muris, o sabor e a qualidade da uva são os indicadores para uma boa harmonização. “Esse é um ponto importante, pois cada espécie tem características únicas de cor, aroma e sabor.”

Ela explica, ainda, que se a receita levar creme de leite ou molho branco, a bebida deve ter sabor marcante. As opções que mais combinam com esses ingredientes são os vinhos brancos portugueses envelhecidos em barricas de carvalho, um Champagne ou chardonnay, ideais para contrabalançar com a gordura do leite.

Para auxiliar os anfitriões sobre o melhor vinho para harmonizar com o almoço de Páscoa, a docente do Senac Botucatu lista três dicas:

Saladas e risotos
O ideal é a escolha de um vinho rosé ou branco, jovem e aromático. Opte por um de pouca acidez e de corpo leve. Já para as pessoas que adoram a linha dos vinhos tintos, a sugestão é um merlot.

Bolinhos de bacalhau
O quitute fica ainda mais saboroso se acompanhado por vinho verde branco, leve, frutado e com frescor marcante. Outra opção é a escolha por um espumante brut, que ajuda a anular a untuosidade da fritura. E, para quem não gosta dos vinhos tão secos, a alternativa é optar por um prosseco ou moscatel.

Aperitivos
Uma das combinações perfeitas é o casamento de queijos com vinhos. Harmonize a muçarela ou gruyére, com o Sauvignon Blanc; o queijo Brie ou Camambert com a uva chardonnay ou um vinho tinto jovem; gorgonzola com queijo riesling; gouda ou emmental com merlot; e cheddar com cabernet sauvignon.

Qualificação na área

Para os interessados em conhecer mais sobre o universo dos vinhos, o Senac Botucatu está com inscrições abertas para o curso de curta duração Básico em Vinhos, com início das aulas em 4 de maio. 

Na capacitação, o aluno aprende sobre safras, classificação de vinhos, leitura de rótulos, características das diferentes variedades de uvas, armazenamento da bebida, além de aprimorar o uso dos sentidos (visão, olfato, paladar e tato) para a degustação. Também conhece mais sobre o mercado, legislação e classificação de uvas, principais regiões produtoras e, como fazer a harmonização dos vinhos com os alimentos.

Informe-se 

A Editora Senac São Paulo acaba de lançar dois livros para os leitores que desejam realizar uma imersão no universo dos vinhos ou querem se alimentar melhor e de maneira saudável. 

inho com Design mostra todos os elementos do design envolvidos com a bebida, desde garrafas, rolhas e taças, até a arquitetura e projetos de bares e vinícolas. Escrito pela arquiteta Miriam Gurgel e pelo especialista na bebida Agilson Gavioli, o livro é focado no vinho em todos os seus aspectos: do design à gastronomia. 

Cozinhando com Economia – Cardápios, Receitas e Listas para as Quatro Estações do Ano, traz uma série de dicas sobre como preparar refeições práticas e saudáveis, com a limentos da estação.

Elaboradas por Zenir Dalla Costa e Cláudia Moraes, as autoras apresentam quatro cardápios semanais completos. O livro é direcionado a todos que desejam cozinhar e se alimentar melhor, mas não têm muito tempo. Para mais informações, acesse: www.editorasenacsp.com.br

Serviço
Senac Botucatu
Endereço: Rua Dr. Rafael Sampaio, 85, Boa Vista – Botucatu/SP
Informações e inscrições: www.sp.senac.br/botucatu

(com assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes