28 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Responsável por casas de repouso que registrou surto de Covid diz que está tranquilo quanto à investigação

Idosos. (Foto ilustrativa Agência Brasil – arquivo)

O site 14News conversou com o responsável pelas casas de repouso de Botucatu (SP) que registrou surto de Covid-19 com total de 6 óbitos.

Quem respondeu a reportagem foi o enfermeiro Alex Firmino Ramos que responde pelo Lar São Rafael e Residencial Nossa Senhora de Fátima, ambas unidades em Botucatu.

“Estou muito surpreso e abalado com a confirmação dos casos de COVID. Não houve nenhum tipo de negligência na assistência, as pacientes que apresentaram sintomas foram imediatamente avaliadas por equipe médica e encaminhadas ao hospital, tenho 22 anos de experiência na área e jamais deixaria uma paciente sintomática sem assistência. A casa estava em isolamento desde o inicio da pandemia, sem visita de familiares e todos os funcionários trabalhando paramentados, seguindo todo o protocolo de COVID-19 e por isso não temos como saber a fonte da contaminação”, comentou.

Segundo ele, “a partir da confirmação dos casos, os pacientes não reagentes foram encaminhados para um Hotel, com hospedagem financiada pela Prefeitura e toda a assistência de enfermagem, hotelaria (lavagem das roupas) e alimentação financiadas até o momento pela instituição. Agradecemos imensamente o apoio dos familiares, que confiam no nosso trabalho e sabem que continuamos fazendo o melhor para todos os hóspedes”, destaca.

Em relação à apuração dos casos nas casas de repouso que o prefeito Mário Pardini encaminhou ao Ministério Público e à Polícia Civil ele disse que “o prefeito está fazendo o papel dele. Estou muito tranquilo em relação a investigação, para mim o que importa é a minha consciência em relação a qualidade da assistência oferecida aos idosos e o apoio dos familiares”.

Uso de máscaras e visitas

“Todas as medidas previstas na norma técnica nº 5 da Anvisa foram seguidas. As visitas estão suspensas desde o início da pandemia, todos os funcionários passaram por treinamento sobre higiene das mãos, etiqueta da tosse, higiene respiratória e sintomas. Também receberam equipamentos de proteção individual e trabalhavam paramentados. Mesmo com todos os cuidados infelizmente não conseguimos evitar o pior. Não sabemos como iniciou tudo isso”, respondeu.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes