26 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Rede de Proteção à Vida leva atividades para alunos do Patrulha da Paz

Nesta segunda-feira (31), foi realizado o Encontro de Valorização à Vida, com a primeira turma do Programa Patrulha da Paz desse segundo semestre, que tem como tema a valorização da vida, na escola Domingos Sartori, em Botucatu.

O encontro aconteceu graças a uma parceria ds Rede de Proteção à Vida, com a Guarda Civil Municipal e foi dividido em seis etapas:

Na primeira dinâmica, a criança escolhe seu sentimento do momento: Alegria, apaixonada, triste, nojo, raiva e com medo.

Em seguida, na segunda dinâmica foi apresentado o cachorro Duque e a criança que estiver com o Duque fala o nome e qual é o seu sonho.

Na próxima etapa, é afixado um cartaz com três exemplos de atos positivo (ajudar alguém, leitura e jogar lixo no lixo) e três exemplos de atos negativo (bullying, briga e fumar) e as crianças são estimuladas a falar sobre as consequências de cada um deles.

Na quarta dinâmica, o Duque é transformado em um bolo e chama para perto do bolo todos que fizeram aniversário no mês de julho, pode ser a ciança, ou algum familiar, para todos cantarem parabéns juntos. No final, cada criança fala sobre o familiar que lembrou e da sua importância.

Na quinta dinâmica é a hora da vacina da alegria, quando todos irão receber um vacina simbólica, que faz bem para quem aplica e para quem recebe. É o abraço de coração para coração, por fim, todos se abraçam e as crianças são estimuladas a aplicar essa vacina na família e nos amigos.

No encerramento, cada criança é convidada a falar mais uma vez sobre o seu sentimento naquele momento e foi comprovado que os 20 alunos participantes do encontro estavam felizes, inclusive aqueles que estavam tristes ou com raiva no começo do encontro.

Para Silvania Giandoni, coordenadora da Rede, “a prevenção é um dos objetivos da Rede e encontramos na Guarda Municipal uma forma importante e eficaz de difundir isto junto com as crianças de Botucatu. Através de dinâmicas, conseguimos valorizar a vida e mostrar aos alunos a importância da família”.

 

A REDE – A Rede de Proteção à Vida nada mais é do que um grupo de voluntários das mais variadas áreas de atuação, dispostos a lutar de todas as formas pela valorização da vida no combate aos índices de suicídio. A ideia surgiu com a eficácia do Programa de Humanização da Empresa – PHE Bem-Estar, desenvolvido com extremo sucesso na empresa Caio Induscar há mais de 10 anos. Além da empresa, a Rede mantém uma parceria com o Centro de Valorização à Vida – CVV de Botucatu e com o renomado médico, Dr. José Manoel Bertolote. Aos poucos o grupo vai ganhando mais voluntários, mais força e mais vida.

Ajuda e denúncia

Em Botucatu, a Rede de Proteção à Vida oferece atendimentos para quem precisa de ajuda e também conta com diversas atividades:

– Roda de Escuta toda quarta-feira das 18h30 às 20h30 

– Dança Circular todo domingo das 9 às 11 horas no Parque Municipal

– Atendimento individual

– Apoio espiritual

– palestra prevenção do suicídio para diretores, professores e pais de alunos

– encontro de Valorização da Vida para alunos adolescentes 

– Cursos para profissionais dá área da saúde 

– Site www.precisodeajuda.org

O programa Patrulha da Paz é desenvolvido pela Patrulha Escolar da Guarda Municipal conta com o apoio da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação, Secretaria de Segurança e CMDCA (Conselho Municipal dos direitos da Criança e Adolescente). 

As aulas do Patrulha da Paz acontecem a cada quinze dias durante o horário escolar. Atualmente, a Patrulha da Paz está presente em 32 escolas e atende 850 crianças do Ensino Fundamental de Botucatu.

 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(do Agência14News)

 

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes