19 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Projeto promoverá ações de incentivo a Literatura em Botucatu

Akangatu é um termo de origem tupi-guarani que carrega significados como memória, inteligência e lucidez, mas também é uma expressão que pode ser traduzida literalmente como “cabeça boa”.

Durante todos os sábados de Abril, Maio e Junho, Botucatu receberá uma série de ações de estímulo à leitura e a produção literária na Biblioteca Municipal “Emílio Pedutti” – no Espaço Cultural -, através do projeto Akangatu – a Palavra feita Forma.

Ao todo acontecerão seis atividades: dois Cursos de Criação Literária, um voltado para Poesia e outro à Prosa, cada um formado por quatro encontros. Além disso, haverá Oficina de Fanzine, Contação de História para crianças, Roda de Leitura para jovens e Sarau de Encerramento, com intervenções artísticas. Todas as atividades do projeto são gratuitas e voltadas para pessoas a partir de 14 anos, exceto a contação de histórias e o sarau, atividades livres para todas as idades.

Os interessados podem acessar o formulário de inscrição para as ações aqui

Nos quatro sábados de Abril acontece o Curso de Criação Literária – Poesia, conduzido pelo poeta, multiartista e arte-educador Baga Defente. A proposta deste Curso é explorar conceitos da teoria e práticas de criação poética, apresentando “movimentos, técnicas e demais elementos relacionados aos participantes, que então serão estimulados não apenas a escrever, mas também a (vi)ver Poesia”, propõe o artista.

No mês de Maio, também em quatro encontros, acontecerá o Curso de Criação Literária – Prosa, ministrado pela escritora e doutora em Literaturas Comparadas pela USP, Ana Vieira Pereira.

Em junho, o projeto Akangatu oferece quatro ações pontuais: Oficina de Fanzine, com o artista visual e designer gráfico Bruno Kurru; Contação de Histórias (atividade voltada para o público infantil) com a atriz Gabriella Delgado; Roda de Leitura, também conduzida por Ana Vieira Pereira.

E para concluir, o projeto propõe um Sarau de Encerramento, a ser realizado na chegada do Inverno, no sábado, dia 23 de junho, no qual tanto os participantes das atividades, quanto público interessado em geral estarão convidados a compartilhar seus trabalhos. O evento ainda conta com o pocket show e bate-papo com o músico botucatuense Fernando Vasques.

A realização do projeto Akangatu – a Palavra feita Forma é do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura do Estado e NADA Estúdio Criativo, através do Programa de Ação Cultural (ProAC).

Agenda – Projeto Akangatu
Todos os sábados de Abril, Maio e Junho
Das 10h às 12h30
Na Biblioteca Municipal de Botucatu – localizada no Espaço Cultural

 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes