18 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Preservação do Ribeirão Lavapés tem soltura de peixes, plantio e teatro

Mais de 120 crianças e adolescentes, alunos do CEI – “Nair Fernandez Leite Vaz”, da escola estadual “Sophia Gabriel de Oliveira” e do projeto “Integra”, participaram nesta quarta-feira (23), no Bosque do Sossego, das atividades alusivas ao Dia do Ribeirão Lavapés.

O evento, organizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sabesp de Botucatu, deveria ter sido realizado no dia 3 de novembro, data oficial em celebração ao Ribeirão Lavapés, mas o mesmo foi reagendado devido às chuvas. 
 
A ação contou com apresentação de teatro de fantoches promovido por agentes da Vigilância Ambiental em Saúde, plantio de 20 árvores nativas e a soltura de aproximadamente 1 mil alevinos [filhotes de peixes] da espécie lambari. O Lavapés é um dos rios mais importantes de Botucatu, com mais de 6 km de extensão na área urbana. Em 2014, através de um esforço conjunto entre Prefeitura de Botucatu e Sabesp, ele foi reclassificado pelo Comitê de Bacias do Rio Sorocaba e Médio Tietê, ao passar da “classe 4” para “classe 3”.
 
De acordo com a Agência Nacional das Águas (ANA), e conforme a Lei nº 9.433, de 8 de janeiro de 1997, o enquadramento dos corpos d’água em classes de qualidade tem por objetivo assegurar a qualidade requerida para os usos preponderantes e diminuir os custos de combate à poluição das águas, mediante ações preventivas permanentes.

“Tudo que a gente joga na rua vai parar no rio, mas temos que ter consciência que a água é um patrimônio da humanidade. Então é um dever, um ato de cidadania, preservar a água. Por isso o Lavapés é o principal rio de Botucatu. Vale lembrar que Botucatu possui uma lei que regulamenta o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), que utiliza 1% do faturamento da Sabesp para estimular que produtores rurais façam serviços ambientais dentro de suas propriedades, com objetivo de preservar a mata ciliar e os rios do seu entorno. No começo de 2017 a Secretaria de Meio Ambiente deverá lançar um edital para quem tiver interesse em aderir”, informa o secretário de Meio Ambiente, Perseu Mariani.

Serviço
Secretaria de Meio Ambiente
Rua Lourenço Carmelo, 180 (Poupatempo Ambiental) 
Tel.: (14) 3882-1290 
E-mail: meioambiente@botucatu.sp.gov.br

(com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Botucatu)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes