26 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Presas da Penitenciária Feminina trabalham na manutenção e limpeza da cidade

Reeducandas que cumprem o regime semiaberto na Penitenciária Feminina “Sandra Aparecida Lario Vianna” de Pirajuí prestaram serviços de manutenção de praças, parques, escolas e demais espaços públicos da cidade. A ação contemplou 25 presas e é fruto de uma parceria firmada entre a unidade prisional e o governo municipal. Além de contribuir para a limpeza e estética do município, o projeto tem como objetivo também preparar a pessoa privada de liberdade para o mercado de trabalho e reinserção à sociedade.

As detentas trabalharam por quase um mês. Sob supervisão e uniformizadas, elas ofereceram mão de obra voluntária para manutenção e conservação de escolas municipais e estaduais; do Parque do Povo; de praças públicas; campo de futebol, ruas da Vila Ortiz e do Centro da cidade; e trechos das avenidas Orestes Quércia e Doutor Luiz Barbante. Já está em discussão, inclusive, tornar permanente a parceria entre prefeitura e Penitenciária.

REMIÇÃO DE PENA

As reecudandas que prestam serviço externo são selecionadas por meio de uma  triagem feita pelos setores de trabalho e segurança da unidade. As vagas são preenchidas por presas de bom comportamento e com interesse em participar do projeto. Além de colaborar com a comunidade, elas conseguem remição da condenação – é remido um dia da pena para cada três dias trabalhados.

'TRABALHO EM EQUIPE'

Caroline, 30 anos, é uma das internas que prestou o serviço. Ela destaca que a ação foi importante para o desenvolvimento de diversas atividades. “Adquiri aprendizado de trabalho em equipe, conhecimento e experiência. Para mim, foi bastante satisfatório prestar serviços para a população e para o município”, frisa.

Para a diretora do Centro de Trabalho e Educação (CTE) da Penitenciária Feminina de Pirajuí, Ana Cláudia Silva Dias, projetos como esse são importantes no processo de preparação da reclusa para o retorno à vida em liberdade.

“O trabalho desenvolvido pelas reeducandas na cidade revelou-se gratificante e produtivo, pois elas foram capazes de realizar diversos tipos de serviços, como limpeza, coleta de lixo, decoração de ambiente externo, entre outros. Desta forma, colaboraram para a manutenção do município e também para o bem-estar da população, além da iniciativa de reinserção social”, destaca Dias.

(com assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes