29 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Preparando afastamento da FDE, João Cury fala sobre eleição e quebra de contrato com empresas de ônibus

Durante entrevista nesta quinta-feira (28) no Programa A Marreta da Rádio Municipalista de Botucatu, o ex-prefeito de Botucatu João Cury Neto, atual presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) falou sobre política e também foi perguntado sobre a quebra do transporte coletivo que começou no final do seu governo.

Cury não se mostrou arrependido da quebra do contrato que foi anunciado no ano passado e afirmou antes da decisão ter consultado o seu sucessor Mário Pardini.

“Não tem que dar colher de chá para essas empresas”, diz ele, que ainda opinou que deve-se aguardar a justiça para decidir o que fazer sobre a nova licitação que foi barrada, por enquanto, após questionamento das permissionárias.

Nesse processo de quebra de contrato, afirma Cury, “as empresas vão tentar se defender de todas as formas”.

Continuou afirmando que o problema na época foi “falta de manutenção e desleixo”, mas ele negou que houvesse falta de fiscalização do poder público ao serviço que era prestado.

Também defendeu na entrevista que não havia defasagem na tarifa, o que na época chegou a se cogitar que isso poderia provocar problema em manutenção nos veículos ou também a troca dos mesmos. “Falar que estavam trabalhando no vermelho não é verdade”.

E sobre a fiscalização disse: “É só ver quanto foi aplicado de multa no meu governo, antes e depois. O contrato estava equilibrado (financeiramente)”, comentou.

Comentando a forma que o prefeito Pardini está tratando o assunto agora, diz que ele está passando pelo problema com muita sabedoria.

Após toda a polêmica, hoje, as reclamações reduziram drasticamente. A quebra do contrato foi oficializada no atual governo, porém o novo edital de licitação foi barrado na justiça e no Tribunal de Contas.

E o tema ainda não teve um veredicto judicial. Desta forma, o prefeito Pardini e as empresas sinalizam para um acordo com ampliação de 10 anos de contrato com contrapartida de investimentos de novos ônibus por parte das permissionárias, mas a justiça entende que não pode assinar esse documento porque não decidiu de maneira definitiva sobre o assunto.

Essa foi a primeira vez que o João Cury falou sobre o transporte após os novos passos da discussão em torno do assunto.

O tema educação também foi debatido durante a entrevista. Comentou ainda de feitos que ficaram para serem contratizados e assinados como viaduto que ligará os setores leste – norte além de casas populares e a duplicação da Gastão Dal Farra.

Ele vai se afastar em abril do cargo da FDE do Estado para uma possível disputa a deputado federal, mas comentou ser ainda uma decisão difícil, pois são necessários 130 mil votos. A esposa e os filhos já estão voltando a Botucatu por conta da matrícula na escola.

Durante a entrevista o ex-prefeito foi cumprimentado por ouvintes e por pessoas que foram até o estúdio onde também tirou fotos com alguns conhecidos. 

 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(do Agência14News)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes