27 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Prefeitura não renova contrato do radar móvel e estuda uso de modelo fixo

O prefeito municipal de Botucatu Mário Pardini (PSDB) disse que não renovou o contrato de radar móvel que estava sendo usado nas principais vias da cidade.

Perguntado nesta quarta-feira (27) se não renovaram o contrato dos radares e se isso sinaliza para mudanças, o prefeito respondeu ao site Agência14News: “A princípio sim, estamos estudando a aquisição de radares fixos”, comentou.

Os radares dessa forma não estão mais em operação desde segunda-feira, dia 25 de dezembro.

O assunto tinha sido alvo de requerimento do vereador Laudo Gomes que diz acreditar que o sistema de radar móvel tem mais o caráter punitivo do que educativo. “O radar móvel não tem caráter educativo, mas sim punitivo. Se coloca um radar desse vira uma pegadinha; gera muita multa e quer dizer que ninguém esta respeitando. Vira uma fábrica de recurso. Tem uma reclamação de muita gente. Se a gente desenvolver campanhas no sentido de educar é melhor. Tem lugar que a pessoa nem sabe que mudou a velocidade, como na entrada do Confiança, é 40 km/h. Hoje é uma indústria de multa. Todo dia recebo duas ou três reclamações”, disse o vereador ao site Agência14News em reportagem recente.

Nessa reportagem anterior centenas de pessoas também disseram que o motoristas deveriam dirigir dentro do limite de velocidade que assim não seriam multados. O tema é polêmico.

Semutran – Rodrigo Fumis, do setor de trânsito de Botucatu falou sobre a questão em matéria recente. “Ano passado diante do cenário de guerra começamos a agir para reduzir o número de mortes que havia aumentado no primeiro semestre em mais de 160%, diante disso iniciamos a redução do limite de velocidade de todas as avenidas de Botucatu. Essa técnica (traffic calming = acalmar o trânsito) foi atendendo a uma delimitação da Organização Mundial de Saúde que indica aos municípios que não se aplique mais do que 50 km/h em vias de grande fluxo e 40 km/h em vias com pedestres. Diante disso substituímos todo o emplacamento e iniciamos a divulgação, em agosto do ano passado iniciamos a fiscalização eletrônica móvel das principais vias e no primeiro mês alcançamos uma redução de 32% no número de acidentes de trânsito. Comparando janeiro de 2016 a outubro de 2016 com o mesmo período de 2017 alcançamos uma redução de 32 para 8 mortes no trânsito. Ressalto que todas as vias que recebem fiscalização eletrônica móvel possuem emplacamento fixo com limite de velocidade e estamos há mais de 1 ano com tais limites. Além disso recebem as placas móveis com o alerta de fiscalização eletrônica operante quando de sua operação”, disse.

 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes