O Sebrae de Botucatu recebeu nesta terça-feira (27) a primeira atividade para a elaboração de um Planejamento Estratégico de Ciência, Tecnologia e Inovação para Botucatu, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Comciti). Participaram do encontro representantes do Poder Público Municipal, faculdades e universidades, indústria, comércio e serviços.
A iniciativa busca identificar as forças e fraquezas, ameaças e oportunidades na área de Ciência, Tecnologia e Inovação. Além de propor ações de curto, médio e longo prazo a serem implementadas no Município, bem como a definição de indicadores que permitam avaliar os resultados alcançados. A previsão é que este planejamento estratégico seja concluído até dezembro deste ano.
“A implantação de um novo sistema de inovação, com a presença do Parque Tecnológico gerou novas perspectivas para a Cidade. Isso também faz com que o Poder Público e outros atores importantes do Município, como empresas e o setor acadêmico, tomem iniciativa e discutam ações concretas para que Botucatu se desenvolva de maneira produtiva e organizada. Com certeza essa vocação na área de pesquisa e inovação ainda trará muito retorno ao Município, mas temos que nos preparar desde já”, argumenta o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Carlos Costa.
Sobre o Parque Tecnológico
Inaugurado em 14 de abril de 2015 e credenciado em 19 de janeiro de 2016, o Parque Tecnológico Botucatu é vocacionado ao desenvolvimento de novos produtos e serviços nas áreas de bioprocessos, biotecnologia, meio ambiente, produtos florestais, produtos naturais da fauna e da flora, tecnologias sociais e logística.
Possui uma área total de 360 mil metros quadrados, onde abriga o Centro de Gestão Tecnológica “Fernando Bandeira de Mello Marins”, edifício administrativo de 1.900 metros quadrados. Ele é composto por salas de reunião, espera e treinamento, instalações para diretoria, secretaria, administração, compras, manutenção, recepção, copa, sanitários, área de atendimento, hall, dois anfiteatros e auditório para 190 pessoas.
Também conta com uma área com 18 lotes de aproximadamente 1.500 metros quadrados, com completa infraestrutura destinada a instalação de Centros de Pesquisa e Desenvolvimento públicos e privados; outra área de 33 mil metros quadrados para a construção de um Centro Empresarial e uma Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de cerca de 5.500 metros quadrados; além de uma área para expansão de 220 mil metros quadrados.
O Governo do Estado e a Prefeitura de Botucatu já investiram cerca de R$ 11 milhões no empreendimento, incluindo estudos, infraestrutura, edificações e aquisição de mobiliário e equipamentos.
Em maio deste ano foi criado o Núcleo de Empreendedorismo e Inovação do Parque Tecnológico Botucatu – NEI, que busca estabelecer um programa de aproximação regional entre as instituições de ensino e o Parque Tecnológico Botucatu e, assim, estimular o empreendedorismo como opção de carreira aos jovens universitários. Além disso, possibilitará que o segmento acadêmico e o mercado atuem de forma conjunta e desenvolvam projetos que venham gerar novos negócios e riquezas.
Empresas interessadas em se instalar no Parque Tecnológico Botucatu devem presentar projeto e preencher os requisitos estabelecidos nos chamamentos públicos disponíveis no site www.parquebtu.org.br.
Serviço
Parque Tecnológico Botucatu
Rodovia Gastão Dal Farra km, 7+184m
Tel.: (14) 3813-4659
E-mail: contato@parquetecnologicobotucatu.org.br
Site: http://parquebtu.org.br/