29 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Pé gigante de milho alcança quatro metros no quintal de casa

O pintor residencial Fabiano Ricardo Gomes não imaginava que os pés de milho que plantou em um pequeno espaço de terra no quintal de sua casa, no Jardim Bandeirantes, em Botucatu (SP) fossem chegar a 4 metros de altura – quase o dobro para esse tipo de cultura. 

O local, onde ele mora com a esposa e uma filha pequena, virou sensação de quem vai à sua casa. “Não sou de plantar, só atrás de casa que tem alguns temperos, mas a altura que chegou foi demais. Além dos temperos só tinha uma abobrinha porque eu gosto, mas o milho foi mais por farra, mas deu esse trem (risos)”, comentou ao site Agência14News.

“Os vizinhos olham e me perguntam o que eu fiz para o milho crescer tanto assim e eu respondo que não fiz nada, e estou surpreso também”. 

Fabiano diz que o milho, mesmo com o pé grande ainda não está na fase de colher. “O milho é do mesmo porte do que é o normal. Comprei a semente transgênica. Meu amigo plantava a mesma semente no sítio dele e dava milho do tamanho normal, ou seja, dois metros ou dois metros e meio, mas esse está com quatro metros e mais um pouco. Tem que subir na escada para apanhar a espiga, senão a gente não consegue. Só se for um jogador de basquete para pegar, mas a gente que tem um metro e setenta não alcança de jeito nenhum”, comenta o morador.

Loja – Na empresa Casa da Terra onde a semente foi adquirida um dos funcionários conversou com a reportagem do site Agência14News e comentou que a semente é melhorada geneticamente, mas que o preparado da terra também foi fundamental.

A loja não tinha tido retorno de nenhum cliente que tenha alcançado esse resultado com o milho. Uma história somente que chegou e surpreendeu na empresa foi de uma pessoa que plantou um alface que era grande, pesando quase 5 quilos.

Agrônomo – Marcelo Leonardo, Agrônomo da Cati – Casa da Agricultura de Botucatu disse que “realmente é muito raro que isso ocorra, pois a maioria das sementes de milho comercializadas buscam adequar o milho a uma altura de 2,2m. Mas se estudarmos a fundo o melhoramento genético da espécie podemos agregar características desejáveis ao milho”, explicou.

O agrônomo ainda destaca que o milho nativo possuía grãos de várias cores, principalmente roxo e através do melhoramento se busca grãos de cor amarelo/alaranjado dependendo da finalidade . “A mesma coisa era com sua altura que eram as mais variadas. Mas através do melhoramento busca milhos com altura um pouco acima de 2m. Essa altura de 4m se deve à sua característica genética. Não tem nada a ver com o solo, clima ou adubação”, opina.

Tipos – Existem sementes transgênicas (geneticamente modificadas) e as híbridas que de uma polinização cruzada das melhores abóboras – por exemplo – saem sementes com qualidade. 

 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(do Agência14News)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes