20 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Passeata vai conscientizar sobre soltar pipa com segurança

O Centro de Educação Infantil (CEI) Jurema Santos Cordeiro, que fica no Santa Maria I, em Botucatu fará uma passeata para conscientizar crianças da comunidade sobre os cuidados para soltar pipa, com a segurança necessária.

De acordo com a diretora Ana Lúcia da Silva o mês de agosto é marcado pela comemoração do Dia do Folclore, sinônimo da cultura popular que representa a identidade social de uma comunidade. Dentro disso, uma das brincadeiras folclórica mais popular no Brasil é a de empinar pipas. “Com os ventos mais fortes e no período de férias, é comum essa brincadeira das crianças, adolescentes e até mesmos adultos nesta comunidade. A equipe escolar optou por realizar uma campanha sobre a importância de empinar pipa com segurança, apenas pelo lazer”, disse.

Segundo a coordenadora pedagógica, Aillim Mara de Souza Santos, educadores também estão desenvolvendo atividades em sala de aula e decidiram realizar uma passeata pelo bairro, com a entrega de panfletos informativos.

“O objetivo do projeto visa manter a tradição da brincadeira, porém, se certas regras não forem respeitadas, acidentes podem acontecer. Orientamos para que não soltem pipas em dias de chuva; evitar locais perto de antenas, fios telefônicos ou cabos elétricos; não subir em telhados e muros; cuidado com ruas e lugares movimentados e principalmente não utilizar linha metálica, fio de nylon ou com cerol”, informam as educadoras.

Outro objetivo da campanha é zelar pela escola como patrimônio público.

“Tive o prazer de participar do caminho trilhado para a tão desejada e sonhada escola para esta comunidade e tenho consciência da importância da mesma”, disse a diretora. “Desenvolvemos um trabalho que visa favorecer a interação entre os educandos e que resulte em uma aprendizagem significativa. Deve conduzir à construção do conhecimento, a vivência de atitudes, ao aprender a aprender, a fazer, a ser e a conviver. As ações desenvolvidas devem incorporar de maneira integrada as funções de cuidar e educar, valorizando ainda o brincar e os momentos de leitura”, frisa.

“Sempre digo que é uma honra e um “presente” estar como gestora do CEI Professora Jurema. Ela não pertence ao governo, ao diretor e sim a todos dessa comunidade. As pessoas precisam aprender que o público é algo de todos e, portanto, para o bem-estar das pessoas que moram nesta região. É de uso coletivo, e a conservação do mesmo é de suma importância”, ressalta Ana Lúcia.

De acordo com a diretora, a escola tem sido invadida por crianças e até mesmos adultos para empinar ou resgatar as pipas, levando riscos para os alunos, funcionários, famílias e visitantes, pois nessa busca deixam os portões abertos. Isso permite a entrada de cães, e as linhas cortantes ficam enroscadas nos telhados ou espalhadas pelo chão. Buracos também são abertos no alambrado.

“Neste final de semana nos deparamos com mais uma situação desagradável, pois ocorreu o furto de balde com brinquedos das crianças, pneus que seriam utilizados para a jardinagem, entre outros atos de vandalismo. Solicitamos assim o envolvimento da comunidade para a colaboração em relação ao zelo pelo patrimônio público e cuidados com nossos alunos e demais usuários da escola, e sobre a tradição de empinar pipas com segurança”, destaca a diretora.

Durante a passeata um folheto informativo que foi confeccionado com a participação dos alunos será entregue pelo Bairro Santa Maria I, no entorno da escola no dia 17 deste mês. Pela manhã o ato será às 8h30 e à tarde às 14h00 com a participação de aproximadamente 120 alunos que pertencem aos dois períodos.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes