-Padre Orestes Gomes Filho. (Facebook NS Senhora Menina)

O Padre Orestes Gomes Filho, pároco da Igreja da Vila Maria, em Botucatu precisou ser socorrido depois de sofrer uma grave queda neste sábado (28) na zona rural.

Pouco antes das 17 horas, a reportagem do 14News recebeu a informação de que o padre não resistiu e faleceu no Hospital das Clínicas de Botucatu.

Orestes tinha comemorado aniversário no dia anterior, na mesma fazenda com a família, e alguns amigos, onde estavam poucas pessoas.

A paróquia divulgou o seguinte comunicado:

“Queridos amigos e amigas de nossa página, venho até aqui para pedir a oração de todos vocês. O nosso querido amigo e pastor Padre Orestes, na tarde de hoje sofreu um gravíssimo acidente. Ele se encontra internado, e seu quadro é preocupante!
Venho pedir a cada um de vocês a ajuda na oração, juntos como irmãos, rezemos a Deus pela vida de nosso sacerdote!”

.

O Sargento Alessandro do Corpo de Bombeiros de Botucatu conta como foi o resgate do Padre Orestes, em seu sítio na Estrada do Piapara.

.

O velório será na Paróquia Nossa Senhora Menina e restrito a familiares e a padres devido ao risco de propagação do Covid-19. Haverá transmissão pelo Facebook para os fiéis acompanharem. A missa com corpo presente será neste domingo, às 9h, na paróquia. O sepultamento será às 11h, na Cripta da Catedral.

.

COMUNICADOS:

.

ÚLTIMA MISSA DE PADRE ORESTES:

.

VÍDEO

Alegria de sempre do Padre quando ele trabalhava no local onde ocorreu o acidente. Orestes estava com a família construindo um barração.

.

HOMENAGEM FEITA PELA PARÓQUIA

A nossa homenagem, ao amigo querido.Nunca é um adeus.A vida é assim, cheia de longos caminhos e em cada curva a gente se depara diante de uma dificuldade a ser superada, mas deste vez a dificuldade será a dor e a distância. A gente sabe que um dia as pessoas que a gente ama não estarão mais presentes, mas a sua partida foi tão de repente!Você chegou em nossa comunidade no ano de 2003, veio para construir uma nova comunidade, e você fez mais que isso, você reergueu uma família chamada Paróquia Nossa Senhora Menina. Você soube com muita paciência, e jeito bofetense, convencer que tudo deve ser feito com amor e por amor. E os anos foram passando, e o elo entre padre e comunidade foram se estreitando, e mais que um padre, ganhamos um amigo valioso. Aprendemos a ver Deus nas simples palavras que saiam de sua boca, conseguíamos visualizar o evangelho com a simplicidade que saia de sua cabeça. Quem te ouvia, jamais poderia afinar as inúmeras dificuldades que você passou para chegar até aqui. O menino que saiu da roça, sem o ginásio completo, chegar no seminário no ano de 1976 para ser Padre. Não só se ordenou padre em 1985, como deixou uma linda marca por onde passou, assim era você padre Orestes.Homem trabalhador, não havia um problema que não pudesse ser resolvido, não havia tristeza que não acabasse quando a sua presença. Homem que adorava contar seus "causos", suas histórias… É Padre Orestes, não está sendo nada fácil, queríamos que o senhor estivesse aqui, mas o senhor não está.Deus escolhe sempre a melhor flor do jardim, e hoje Ele resolveu escolher você, Ele precisava ouvir uma boa história, ou precisava rir de uma boa piada. A nossa tarde não foi nada fácil, a dor da partida, de perder quem a gente ama não é nada fácil. São em horas assim que a gente se depara com o nosso egoísmo, confesso que nós não estávamos prontos para vê-lo partir.E no silêncio, Deus o levou….A gente sabe que não é um adeus, é um até logo… Mas vai doer até lá.Não vamos ter mais a sua companhia, suas histórias, suas piadas, seus puxões de orelha, seus incentivos, o seu jeito todo especial de ser.Neste dia tão difícil, perceber que não é uma adeus é complicado! Sabemos que há muito do senhor em nós, seus paroquianos, mas não será a mesma coisa.Obrigado por transformar a nossa comunidade. Obrigado por ser o padre amigo, o pai espiritual, o padre que sempre estava disposto a caminhar com a gente.Vá em Paz, interceda por nós!Te amaremos, mil milhões!Descanse em paz, querido amigo Padre Orestes.

Posted by Pastoral da Comunicação – Paróquia Nossa Senhora Menina on Saturday, March 28, 2020

.

MISSA DE CORPO PRESENTE NA CATEDRAL – AO VIVO

Missa de corpo presente do querido amigo Padre Orestes.

Posted by Arquidiocese Sant' Ana de Botucatu on Sunday, March 29, 2020

.

EX-COROÍNHA PRESTA HOMENAGEM:

Descance em paz amigo padre Oreste Gomes meu sentimentos ao amigo Ernesto e toda sua família 🙏🙏🙏🙏

Posted by Rafael Biazon on Saturday, March 28, 2020

.

UM POUCO DA HISTÓRIA DO PADRE:

Mensagem da Pastoral da Vila Maria:

Nunca é um adeus.
A vida é assim, cheia de longos caminhos e em cada curva a gente se depara diante de uma dificuldade a ser superada, mas deste vez a dificuldade será a dor e a distância. A gente sabe que um dia as pessoas que a gente ama não estarão mais presentes, mas a sua partida foi tão de repente!
Você chegou em nossa comunidade no ano de 2003, veio para construir uma nova comunidade, e você fez mais que isso, você reergueu uma família chamada Paróquia Nossa Senhora Menina. Você soube com muita paciência, e jeito bofetense, convencer que tudo deve ser feito com amor e por amor. E os anos foram passando, e o elo entre padre e comunidade foram se estreitando, e mais que um padre, ganhamos um amigo valioso.
Aprendemos a ver Deus nas simples palavras que saiam de sua boca, conseguíamos visualizar o evangelho com a simplicidade que saia de sua cabeça. Quem te ouvia, jamais poderia afinar as inúmeras dificuldades que você passou para chegar até aqui. O menino que saiu da roça, sem o ginásio completo, chegar no seminário no ano de 1976 para ser Padre. Não só se ordenou padre em 1985, como deixou uma linda marca por onde passou, assim era você padre Orestes.
Homem trabalhador, não havia um problema que não pudesse ser resolvido, não havia tristeza que não acabasse quando a sua presença. Homem que adorava contar seus “causos”, suas histórias… É Padre Orestes, não está sendo nada fácil, queríamos que o senhor estivesse aqui, mas o senhor não está.
Deus escolhe sempre a melhor flor do jardim, e hoje Ele resolveu escolher você, Ele precisava ouvir uma boa história, ou precisava rir de uma boa piada. A nossa tarde não foi nada fácil, a dor da partida, de perder quem a gente ama não é nada fácil. São em horas assim que a gente se depara com o nosso egoísmo, confesso que nós não estávamos prontos para vê-lo partir.
E no silêncio, Deus o levou….
A gente sabe que não é um adeus, é um até logo… Mas vai doer até lá.
Não vamos ter mais a sua companhia, suas histórias, suas piadas, seus puxões de orelha, seus incentivos, o seu jeito todo especial de ser.
Neste dia tão difícil, perceber que não é uma adeus é complicado!
Sabemos que há muito do senhor em nós, seus paroquianos, mas não será a mesma coisa.
Obrigado por transformar a nossa comunidade. Obrigado por ser o padre amigo, o pai espiritual, o padre que sempre estava disposto a caminhar com a gente.
Vá em Paz, interceda por nós!

Te amaremos, mil milhões!

Descanse em paz, querido amigo Padre Orestes.

.

RELATO DE COMO OCORREU O ACIDENTE:

O padre comemorou na sexta-feira (27), aniversário com amigos e a família, no mesmo sítio. Estavam em 11 pessoas. No sábado, ele subiu por uma escada e ficou no telhado de eternit. Começou a se contorcer e caiu. Fizeram massagem cardíaca e quando os bombeiros chegaram continuaram e o equipamento da viatura apontou que não estava mais necessitando desse procedimento, indicando que poderia ser um infarto. Assim foi levado, mas não resistiu e faleceu.

.

RELATO GRAVADO PELA AMIGA IRENE CARDOSO DE GODOY

.

AMIGA DO GRUPO DO PADRE:

Irene Cardoso de Godoy que era amiga próxima comentou a situação. “Nem sei como falar, pois está muito difícil. O Padre para mim e para meu marido – nós tínhamos um grupo chamado Amigos do Padre – nós reuníamos sempre que dava, em sítios, onde sempre acompanhávamos o padre. Para nós ele sempre foi uma pessoa maravilhosa: um padre, um amigo e um pai – para todos nós. Esse grupo Galera do Padre e a comunidade da Vila Maria não sabe como vai conviver sem o padre, porque ele só transmitia muita alegria. Sempre comentava que a gente tinha que estar alegre, gostava de ver a gente alegre. Ele sempre dizia: não sei quando eu vou, mas sei que a minha casinha está sendo construída lá em cima, mas eu espero que demore um pouco. Mas não demorou e ele partiu. Eu Sempre comentei que nunca imaginava há 12 anos atrás quando me mudei para Botucatu que iria encontrar um Padre que se tornaria nosso amigo, pai, irmão. Ele vai nos fazer muita falta”, comentou ao 14News.

ARQUIVO MEMÓRIAS BOTUCATU

Nenê Bueno gravou entrevista com o padre que contou sobre o início da sua escolha pelo sacerdócio. O programa foi ao ar pela TV Alpha:

Parte 2 O retorno do Padre Orestes no sítio onde nasceu..

Padre Orestes nesse segunda parte, nos conta como surgiu a vocação para o sacerdócio, o terreirão de café suspenso, as curiosidades do reservatório dágua e muito mais. Vale a pena assistir. Por Nenê Bueno

Posted by Memórias Botucatu on Saturday, March 28, 2020

LUIZ LUCAS FEZ HOMENAGEM AO PADRE