A reportagem do 14News obteve informação nesta quarta-feira (8) que partidos considerados de esquerda – e demais postulantes ao Executivo – podem se unir para ter único nome contra o atual prefeito Mário Pardini (PSDB) que deverá tentar a reeleição em Botucatu.
A proposta teria sido apresentada pelo PCdoB que iniciaria conversas com algumas lideranças. Na lista de visitas do partido em andamento estaria o ex-prefeito Mário Ielo e a vereadora Rose Ielo (PDT), além de representantes do PT e PSOL, principalmente.
A intenção seria também reunir outros possíveis candidatos que podem não estar ao lado do prefeito Pardini. Há quem acredite que Izaías Colino, hoje no PSDB, possa seguir o seu caminho para tentar a prefeitura e ainda pode ser procurado pelo grupo de esquerda. O vereador disse que não foi procurado. Entende que o PSDB resta ainda definir o candidato e a definição de Pardini confirmando a sua participação.
Izaías Colino disse que é aberto ao diálogo tem excelente relação com o PCdoB de Botucatu citando o presidente Pardal, o Professor Pereira e Luiz Caldas, mas afirma que não participaria com uma coligação com o PT. Apesar de reconhecer que as pessoas do PT de Botucatu são o bem – mas por todo o histórico nacional – fica muito difícil uma união com o PT.
A reportagem procurou a direção do PCdoB que deve dar mais detalhes dessa intenção até a próxima semana após terminarem as conversas.
PT – “Estamos iniciando o ano e os trabalhos. Esta discussão depende das resoluções nacional. Ainda não temos uma posição formada. Mas o Partido dos Trabalhadores está sempre aberto ao diálogo com tanto que seja no campo progressista”, disse Janete dos Santos Lima, presidente do diretório do partido.
A ideia de união entre todos os possíveis postulantes da oposição à candidatura de prefeito e vice seria pela boa aceitação do atual governo, pois qualquer divisão de votos entre mais que um opositor deixaria o caminho ainda mais fácil à reeleição.
(do 14News)