Uma reunião de emergência aconteceu na tarde desta quarta-feira (09), em Botucatu, entre integrantes do Conselho de Transporte Público para tratar de problemas relacionados aos ônibus como atrasos, cartões magnéticos de vale-transporte e trato com os passageiros. O evento ocorreu na Casa dos Conselhos, no centro da cidade de envolvendo usuários, empresas, prefeitura e a imprensa.
De forma geral, foi debatido que o transporte em si tem bons números quando se fala em atrasos por exemplo, com uma eficácia de 99.80% ,mas que por outro lado existem muitas reclamações sendo registradas.
Henri Bento, da Secretaria de Transportes da cidade disse que a grande reclamação é de passageiros eventuais que não usam todos os dias e por isso reclamam quando constatam um caso isolado. Ele disse ainda que os números da qualidade do transporte estão no site da Semutran onde pode-se conferir cada item.
Por outro lado alguns integrantes do conselho, que também são usuários do sistema, disseram que existem alguns problemas frequentes e não são corrigidos, como portas quebradas, máquinas ou cartões que não funcionam, além de motorista que também é cobrador e quebras dos veículos. Um dos exemplos é de um simples botão de “sinal de parada” que quebra e fica dias sem conserto.
“Nós temos uma meta agora. Vamos focar em dois pontos: a quebra dos ônibus que tem que diminuir e os fatores para que os veículos não atrasem. Isso não pode continuar”, disse Ailton Rodrigues, do conselho de transportes.
Rodrigo Fumis, da secretaria de transportes, também considerou que alguns atrasos existem como nas linhas perimetrais que são mais longas. Henri, por sua vez, afirmou que às vezes o problema é do ônibus adiantar – seja pouco – o horário e a pessoa achar que o veículo não passou e atrasou 40 minutos ou 1 hora.
MANUTENÇÃO
Henri Bento, da Semutran, disse que as empresas tomaram algumas atitudes como mandar dois veículos para a concessionária, pois muitas vezes alguns casos o mecânico não consegue resolver sozinho, mostrando interesse das empresas em resolver quebras. Nas últimas semanas, a cidade registrou roda de ônibus que se soltou, falta de freio com o ônibus batendo na escadaria da agência do INSS, além de veículo com princípio de incêndio e lotação.
DEMISSÕES
As empresas demitiram juntas 87 pessoas por erros cometidos no transporte. Mesmo assim alguns membros do conselho alegam que nem todos os trabalhadores sabem lidar com os passageiros; muitas vezes por conta do estresse de horário e acúmulo de função.
ÔNIBUS LOTADO
Uma mulher que esteve no evento disse que pegou um ônibus pequeno com desenho de café no seu layout, que esperou 45 minutos no ponto e depois encontrou o veículo lotado. Esse foi um testemunho do que ela encontrou a caminho da reunião sobre a qualidade do transporte. Ela contou ainda que uma cadeirante perdeu uma viagem para São Paulo porque o ônibus que passou no seu bairro não tinha o dispositivo para seu auxílio funcionando.
MONITORAMENTO
A secretaria de transportes diz que existe um sistema de monitoramento do transporte onde se acompanha se há atrasos por algum problema como quebra, sistema esse que foi citado como de referência para muitas cidades. Até pelo celular o usuário acompanha se há atraso.
SEM EDUCAÇÃO
Em um curso realizado com profissionais, houve registro de motoristas ou cobradores que foram destratados por alguns passageiros mais exaltados. Houve alguns casos de agressão. Segundo um dos conselheiros, o motorista é xingado algumas vezes, mas não sabe responder, e entra em uma briga. Foi até citado em reuniões passadas a necessidade de psicólogos aos funcionários.
CUMPRIR CONTRATO
Daniel Carvalho disse que é preciso simplesmente cumprir o contrato que foi assinado em 2010, com itens específicos de segurança e treinamento de funcionários, por exemplo. No total, são 15 itens que precisam ser fiscalizados. Ele também cobrou transparência nos números de eficiência do transporte no site da secretaria de transportes.
APERFEIÇOAR
“Esse número é muito acima do padrão Brasil em relação a outras cidades. Mas o bom é 100%. Temos que atender a cada usuário. Nós focamos em atender de uma forma perfeita. Logicamente a perfeição é muito difícil. Se uma viagem não foi realizada uma senhora ou um senhor foram afetados”, disse Diogo Castelano da empresa São Dimas.
LINHAS
Entre as principais linhas, Botucatu conta com 12 pela empresa São Dimas e 11 pela Stadtbus, sem contar com as secundárias, que não são frequentes. Essas 23 linhas representam 90% do sistema.
PREFEITO
João Cury Neto citou que pode até romper contrato se os problemas persistirem. Ele disse na Rádio Clube na manhã desta quarta-feira (09), que foram 12 multas aplicadas nas duas empresas somente nesete ano e que pediu análise do setor jurídico para uma possível quebra de contrato com as duas empresas.
Ao todo estiveram presentes 18 pessoas na reunião.
REFORÇO
A Empresa Stadtbus informou que está contratando auxiliar e mecânico para reforçar a manutenção nos veículos usados no transporte público da cidade.
(Do Agência14News)