24 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Museu do Café passa a expor ferramentas de marcenaria

Com a abertura da nova sala do projeto ‘Arqueologia no Campus’, o antigo espaço já foi ocupado.

Buscando oferecer novos atrativos aos milhares de visitantes, o local passou a expor diversos objetos e ferramentas utilizadas por marceneiros.

Um dos objetos que chama atenção dos visitantes é um baú em madeira com diversas ferramentas que pertenceram a um dos mais importantes marceneiros da “Estação Experimental de Botucatu”, Ricardo Pelícia.  

Ricardo foi responsável pela confecção de diversos objetos, sendo que dois deles podem ser apreciados durante a visita. Um quadro do Grupo Escolar Lageado que apresenta as fotos dos alunos que concluíram o primário no ano de 1962, e um quadro com a planta original das Fazendas Lageado e Edgardia. Ambos foram confeccionados utilizando pés de café, como forma de manter a originalidade do local, afinal a Estação Experimental de Botucatu foi implantada inicialmente para desenvolver pesquisas com essa cultura.

A sala ainda expõe dois exemplares de “traçador”, serrote de grande porte utilizado por duas pessoas para o corte de toras de madeira. Também chama atenção um arco de pua, antiga furadeira que era manuseada manualmente. Para completar o visitante pode conhecer também uma serra elétrica, fabricada na Alemanha, pesando 17 kgs. Esse equipamento foi o precursor das atuais motoserras.

Esse novo espaço é a forma que o Museu encontrou para reconhecer o importante trabalho desempenhado por marceneiros através de sua arte, criatividade e capacidade profissional.

Alguns prédios localizados na área histórica da Fazenda Lageado possuem verdadeiras “obras de arte” em suas estruturas de telhado, forro, porão e outras, que, por sí só justificam esse reconhecimento.

O Museu do Café funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 17h. Aos sábados, domingos e feriados, o horário é das 12h às 17h.

Serviço
Museu do Café – Fazenda Experimental Lageado
Endereço: Rua José Barbosa de Barros, 1.780
Telefone: (14) 3811-7240
E-mail: museudocafe@fca.unesp.br

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes