Desde 2015 | A informação começa aqui!

Movimento de greve na coleta de lixo é aprovado por trabalhadores e negociação segue no Ministério Público do Trabalho

Os trabalhadores da empresa ECCO Liberty Soluções Ambientais Ltda., responsável pelos serviços de coleta de resíduos sólidos e limpeza urbana de Botucatu, aprovaram em assembleia a deflagração de greve com início previsto para a 0h do dia 21 de julho de 2026. A decisão foi comunicada pelo Sindicato dos Empregados em Turismo e Hospitalidade de Bauru e Região (SETHBR), por meio de nota oficial.

Segundo o sindicato, a paralisação ocorre após meses de negociações coletivas, com reuniões, apresentação de propostas e tentativas de construção de um acordo entre trabalhadores e empresa. A entidade afirma que uma reunião realizada no último dia 15 de julho, que buscava dar continuidade às tratativas, não avançou devido à ausência de representantes da empresa e do Município.


Apesar da aprovação da greve, o sindicato ressalta que o movimento ainda poderá ser evitado. Uma audiência de mediação está prevista para os próximos dias no Ministério Público do Trabalho, na tentativa de construir um acordo que preserve os direitos dos trabalhadores e assegure a continuidade dos serviços essenciais.

Prefeitura se manifesta

Em nota enviada à reportagem, a Prefeitura de Botucatu informou que foi notificada apenas sobre uma audiência de mediação entre a empresa e os trabalhadores no Ministério Público, marcada para o dia 25 de julho, e que acompanha a situação.

O Portal 14News seguirá acompanhando as negociações e trará novas informações sobre os desdobramentos do caso e os possíveis impactos na coleta de lixo e nos serviços de limpeza urbana do município.

A empresa também foi procurada, mas não deu retorno.

Redacao 14 News

Redacao 14 News

Você pode gostar também