26 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Missa vai marcar a reabertura da Capela de Nossa Senhora Aparecida

No dia 20 de dezembro, a partir das 18 horas, uma missa celebrada pelo padre Emerson Anizi, marcará a reabertura da Capela de Nossa Senhora Aparecida, situada na área histórica da Fazenda Lageado.

A pequena edificação encontrava-se fechada ao público e com sinais de deterioração. A reforma no prédio foi executada com recursos e mão de obra da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp. “Foram os servidores do setor de Manutenção que abraçaram a ideia da reforma e trabalharam com afinco para a sua realização”, salientou o professor João Carlos Cury Saad, diretor da FCA.

A equipe da FCA recuperou telhado, forro, parte elétrica, lustre e fez a nova pintura da capela, entre outros reparos. “Vimos o estado em que estava e trabalhamos para arrumar tudo. É uma satisfação ver o resultado”, diz o servidor Adalberto Francisco dos Santos, um dos que trabalharam na reforma.

Segundo José Eduardo Candeias, coordenador do Núcleo de Conservação e Proteção da Área Histórica da Fazenda Lageado, o prédio foi construído, provavelmente no início da década de 1930. “Ela faz parte de um conjunto de construções feitas logo após a aquisição da Fazenda Lageado pelo Governo Federal. Foi construída originalmente para ser a garagem de um pequeno ônibus que atendia a comunidade da então Estação Experimental de Botucatu”.

Após ser adaptado para funcionar como capela, o prédio passou a ser uma referência importante para os moradores da Fazenda Lageado. “Com o gesto de reformar essa edificação, a Faculdade resgata a importância dessa estrutura e torna mais atrativa a área no entorno do lago, que já é muito visitada”. Candeias ressalta que a capela se encontra dentro da área tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), em 2001.

O professor Saad também destacou a importância da reabertura da Capela de Nossa Senhora Aparecida.  “Além de integrar o conjunto arquitetônico da área histórica da Fazenda Lageado e poder ser conhecida pelos visitantes, a capela voltará a ficar à disposição da comunidade de moradores da Fazenda, inclusive como um possível espaço para integração deles”, comenta.

(com Assessoria de Imprensa)

 

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes