19 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Ministro dos Transportes estará em Botucatu para início das obras de viaduto entre Regiões Norte e Leste

O Ministro de Estado dos Transportes, Portos e Aviação, Mauricio Quintella Lessa, estará em Botucatu nesta quinta-feira (10), para início das obras de construção do viaduto que ligará os bairros Jardim Paraíso e Jardim Cristina.

O novo viaduto fará a conexão entre o Residencial Arlindo Durante, na altura da Rua Luiz Carnieto, até a Rua José Barbosa de Barros, nas imediações do Parque Municipal “Joaquim Amaral Amando de Barros”, no Jardim Paraíso. A obra, esperada há quase uma década pela população, permitirá uma nova via de acesso, rápida e segura, entre as Regiões Norte e Leste da Cidade.

“Estamos animados com essa informação, já que eu e o André Peres nos envolvemos totalmente nesse projeto, desde o primeiro dia de mandato. Em todas as nossas idas a Brasília, fizemos questão de tratar desse assunto no Ministério, para que ele não se perdesse, já que foi anunciado várias vezes, mas sem avanço. Esse viaduto é o início de um grande sonho chamado anel viário, que mudará Botucatu na questão de mobilidade “, afirma o prefeito Mario Pardini.

“Eu recebo diariamente questionamentos sobre o viaduto, o que demonstra a ansiedade que foi criada com o anúncio dessa obra. As tratativas tiveram início ainda no Governo João Cury e nossa insistência no Ministério dos Transportes, contando com o apoio do Deputado Milton Monti e do nosso Deputado Estadual Fernando Cury, fez com que não perdêssemos o foco”, completa Pardini.

O viaduto terá aproximadamente 140 metros de extensão, 20 metros de altura e 20 de largura, com preço estipulado em aproximadamente R$ 17 milhões. A liberação do valor tem importante participação do Deputado Federal Milton Monti.  

Ao todo, serão gerados até 45 empregos na Cidade. A alimentação dos funcionários, a compra de materiais de construção e o aluguel de algumas máquinas serão feitos utilizando o serviço de empresas botucatuenses, gerando recursos para o comércio do Município.

Grandiosidade da obra

A obra do Viaduto tem algumas peculiaridades interessantes. Estima-se que serão transportados para o local aproximadamente 200 mil metros cúbicos de terra. Esta medida equivale a aproximadamente 20 mil caminhões, ou a uma área de aproximadamente 50 mil metros quadrados de extensão por 4 metros de profundidade. 

Serão utilizados 350 mil quilos de aço, 1900 metros lineares de estaca, tipo hélice e 5 mil m² de concreto, material que deverá ser adquirido pela construtora no comércio local.

Anel Viário

Um dos principais desafios da gestão de Mário Pardini à frente da Prefeitura de Botucatu aponta para a mobilidade urbana. O grande desejo do Governo para a pasta é a construção de um anel viário, ou seja, um conjunto de obras que dará maior fluidez ao trânsito de veículos, especialmente com a ideia de desafogar o fluxo nas vias do centro da Cidade.

Além da obra entre o Jardim Cristina e o Jardim Paraíso, a Prefeitura tem outros projetos em execução. O primeiro, na Rodovia Gastão Dal Farra com a Avenida Zumbi dos Palmares, na Região Sul, que facilitará a ligação dessa região com a Rodovia João Hypólito Martins, a Castelinho.

Outra conexão será entre o Distrito de Rubião Júnior e o Bairro Santa Eliza, facilitando o acesso tanto ao Hospital das Clínicas, em Rubião, quanto ao Fórum da Cidade.

 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria de Imprensa/Prefeitura Botucatu)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes