19 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Mário Pardini fala sobre os desafios que terá ao assumir a Prefeitura de Botucatu em janeiro

Na manhã desta sexta-feira (16), o prefeito eleito de Botucatu, Mario Pardini, conversou com a reportagem do Agência14News sobre o que espera dos 100 primeiros dias de seu governo, que terá início em 1º de janeiro de 2017.

Durante a conversa, Pardini falou sobre temas importantes como transporte público, educação, saúde, turismo, obras, habitação, segurança, funcionalismo público, emprego e causa animal.

Entre os destaques está o que acha que é o mais urgente a ser trabalhado em Botucatu, tão logo assuma a prefeitura. “Eu acho que o mais importante é a gente entender que serviços contínuos têm que ser mantidos. Serviço na saúde, questão do transporte público, que é um tema muito polêmico neste momento, a educação, segurança, saneamento básico, manutenção de vias públicas, de equipamentos públicos, são temas que a gente vai ter atenção especialmente nesses 100 primeiros dias de governo”.

Um dos primeiros temas abordados, foi o que mais tem repercutido na cidade nos últimos dias: o transporte público, que tem sido alvo de muitas reclamações e discussões entre população, Secretaria de Mobilidade Urbana, Conselho dos Usuários e empresas responsáveis.

Pardini conta que tem conversado com o Prefeito João Cury, que segue no cargo até o dia 31 de dezembro, para se manter informado sobre o que está acontecendo e soube da intenção da empresa Stadtbus de melhorar a prestação de serviços. “Mas eu acho que agora está na hora de eles realmente cumprirem com o que estão falando, de demonstrarem mais do que escrever uma nota, demonstrarem a preocupação em melhorar e se isso não acontecer, a gente está discutindo alternativas e uma delas é a rescisão dos contratos para que a população possa ser melhor atendida. É lógico que isso tem que ser feito com muita habilidade, respeito legal, mas é uma das deciões que está em nosso radar”, comentou.

Sobre a possibilidade da rescisão do contrato afirmou que as chances de isso acontecer são reais. “A partir do momento que a empresa tem infringido constantemente as cláusulas contratuais, especialmente prestando um serviço que não está sendo aprovado pela população, são chances reais de rescindir o contrato”.

Já na área da Saúde, Pardini ressaltou a abertura do pronto socorro adulto, do pronto socorro infantil, da ampliação do programa de saúde da família, da entrega do hospital estadual, do ambulatório médico de especialidades que está sendo construído e a UPA da região leste. E disse que o principal a ser feito é ampliar o horário de atendimento de alguns postos de saúde para atendimentos de situações mais simples e tentar ajudar a desafogar o pronto socorro adulto. 

 “Eu acho que agora a gente tem que falar em melhoria de serviços. Equipamentos a gente tem, tem a Unesp que supres as nossas necessidades em relação aos recursos humanos, e agora a gente tem que investir muito em melhoria do serviço prestado e é isso que a gente  vai fazer. Uma das primeiras coisas é entender o funcionamento do pronto socorro adulto, ver como a gente pode interferir para que as pessoas possam ser atendidas mais rapidamente, com maior índice de resolubilidade. Eu quero ainda ao longo do ano de 2017, não vai ser no primeiro mês porque ainda teremos que resolver algumas coisas especialmente orçamentárias”, explicou.

Uma das suas prioridades na área da educação é reduzir a lista de espera em vagas para creches em Botucatu, além de continuar avançando para tornar as crianças competitivas e ampliar o horário de permanência nas escolas. “Isso passa por um trabalho recheado de métricas e indicadores, para que a gente possa acompanhar a evolução das crianças, muito focado no Ideb, uma avaliação em nível nacional, para a criança do fundamental I e II. Hoje o Enem colabora na classificação dos alunos nos vestibulares, então nós temos que preparar nossas crianças para serem competitivas”. 

Quando o assunto é segurança, Pardini acredita que um modelo adotado quando era superintendente na Sabesp de Botucatu, pode ajudar a monitorar pontos estratégicos, ajudando na decisão do comando, inclusive na questão relacionada a acidentes de trânsito, onde a fiscalização também é importante. “Na Sabesp eu investi muito na tecnologia da informação que nos ajudou a enfrentar a crise hídrica de 2014 e 2015, sem ter qualquer problema de abastecimento de água em Botucatu e em qualquer outro município que eu atendia. Eu acho que chegou o momento de Botucatu ter um centro de inteligência de segurança, onde possa otimizar as forças de segurança, tanto Polícia Civil, Polícia Militar e GCM, através de uma grande central de controle operacional de inteligência das forças de segurança”.

O foco no Turismo será trabalhar proativamente para que as mais de 200 cachoeiras e quedas d'água, a Cuesta, a Pinacoteca, a estação ferroviária e o mercadão sejam melhor aproveitados, inclusive no tursimo cultural. “Queremos levar o nome de Botucatu, através de estratégias de comunicação, de marketing, para além da fronteira da nossa região e ajudar a fomentar o turismo. 

Quanto aos projetos de obras Pardini falou de iniciar o Parque Linear do Lavapés, da Represa do Rio Pardo e do já iniciado Anel Viário e explicou as principais dificuldades a serem enfrentadas. “Uma obra de grande porte como do Rio Pardo tem que ser entregue com o pacote de regularização imobiliária já resolvido, com licenciamento ambiental, que é uma obra que com certeza vai ter implicações importantes em relação ao licenciamento ambiental, mas que vai trazer tranquilidade para o abastecimento da cidade para o próximos 30, 40 anos, o mesmo acontece com o anel viário que ainda terá desapropriações, mas que visa também trazer fluidez, uma melhor mobilidade para a cidade”.

O prefeito eleito acredita que “chegou  a hora de Botucatu começar a trabalhar e desenvolver grandes projetos para melhorar tanto em relação ao abastecimento de água, com relação a mobilidade urbana, e também trazer mais áreas de lazer para a população”.

Sobre a ligação do setor Leste e Norte, Pardini explicou que o problema é recurso. “O projeto está pronto, já foi licitado, eu preciso ver qual o prazo de validade dessa licitação, porque era um dinheiro carimbado pelo Governo Federal, com essa crise, eles suspenderam por tempo indeterminado a liberação desse recurso. Eu preciso ver essa questão e ver se não vamos ter que retomar essa licitação com a atualização de preços, mas essa obra é fundamental e é o início, a origem da concepção do Anel Viário”.

A crise econômica que atingiu o país, também atinge a questão do funcionalismo público e Pardini tem se aprofundado no tema desde que ganhou a eleição. “Vamos ter que fazer uma reengenharia na estrutura, estamos reduzindo o número do secretariados, vamos ter que reduzir o número de cargos comissionados, vamos ter que apertar um pouquinho o cinto, com todo o respeito a essas pessoas que nos ajudaram  até hoje, mas o momento pede responsabilidade e vamos ter que ennxugar essa estrutura”.

Quanto aos salários do servidores, descobriu que está defasado e um grande desafio de seu governo é tentar, nesses 4 anos, fazer a reposição da inflação, que eu creio que é justo. Então esse ajustamento de contas visa despresurizar o orçamento para que agora no dissidio a gente tente no mínino repor a inflação que vai ser entre 5 e 6%”. 

Outro assunto comentado na entrevista, foi o reajuste do IPTU. “O reajuste financeiro não haverá, mas é importante atualizar o cadastro do IPTU, que está hpa quase duas décadas defasado. Não é a atualização do valor financeiro e sim do cadastro, aquele terreno que há 10 anos não tinha nada e hoje já tem uma casa e o valor cobrado ainda é em cima somente do terreno”, esclareceu.

A questão do emprego também tem preocupado bastante o prefeito eleito, que já tem trabalhado para  desenvolvimento econômico. “Queremos procurar atrair empresas em função da infraestrutura que a gente tem, da condição de qualidade de vida que temos. Ainda teremos a entrega do Distrito Insdustrial 4, com a busca audaciosa de novas indústrias e proporcionando oportunidades de trabalho através de frentes de serviços, eu tenho visto isso, especialmente a questão legal, para que a gente possa enfrentar essa crise nesse momento”. 

Quando o assunto foi Habitação, Pardini explicou as mudanças sofridas pelo Programa do Governo Federal, Minha Casa Minha Vida, que cortou algumas faixas e aumentou o desafio para os próximos 4 anos. “O desafio vai ser dar oportunidade para a população, especialmente a mais carente, pagando mensalidades que caibam no seu bolso, no mínimo que sejam do tamanho do aluguel que pagam hoje para uma casa própria e também achar os locais, pois Botucatu tem a sua área bastante limitada em função das cuesta e da zona de amortecimento da cascata da marta, em função das zonas de atenção hídrica que são as cabeceiras do Rio Pardo, então sobre uma faixa muito pequena para edificação desse tipo de empreendimento”.

A ideia é instalar essas edificações mais para a Região Oeste, Jd. Continental e Distritito Industrial 3, onde inclusive já tem tentado desenvolver projetos, atrair empreendedores. “Vai ser uma meta do nosso governo com todas as dificuldades que eu falei, a gente vai estar trabalhando intensamente para criar oportunidades de entrega de casas e redução do déficit habitacional para a nossa população”.

Outro tema bastante polêmico na cidade é a causa animal e para Pardini, o controle populacional é um dos fatores principais. “Eu sei que isso já é feito em Botucatu, em parceria com algumas entidades, mas talvez seja importante a gente intensificar, redefinir os serviços prestados no canil, e escutar sempre as organizações voltadas para essas causas, com pessoas apaixonadas, que sabem o que fazem e o que falam, para que a gente possa junto desenvolver um grande plano e cuidar dessa questão tão essencial para a saúde humana e zelando por bons tratos com os animais”.

Por fim, Mario Pardini aproveitou para deixar uma mensagem à você, leitor do Agência14News. “Quero aproveitar esse espaço para desejar um Feliz Natal, um próspero Ano Novo e um ano de 2017 repleto de realizações e falar que eu estou entrando para cumprir essa missão sem vaidade nenhuma, cheio de sonhos também, querendo trabalhar muito para conseguir manter esse padrão que hoje a cidade tem e melhorar, se Deus quiser, esse padrão de serviços prestados, estar muito disponível para a população, às críticas para que a gente possa acertar e falar que todos os dias do nosso governo vão ser dias de muito trablho e respeito a  população e respeito ao dinheiro público”.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes