29 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

‘Manifesto dos Seres’ encerra mostra Mirante da Dança, neste sábado (26)

Iniciada em maio, a primeira mostra de Dança Contemporânea de Botucatu, Mirante da Dança encerra sua programação na manhã deste sábado, dia 26, na Praça Comendador Emílio Pedutti (Bosque), no centro da cidade, com a intervenção 'Manifesto dos Seres', oficina-montagem liderada pelo grupo Maya-Lila. A intervenção está prevista para acontecer entre 10h e 13h.

O 'Manifesto dos Seres', que estreou no Festival de Arte e Cultura Alternativa Universo Paralello (2013), em Ituberá na Bahia, e se apresentou no Boom Festival em Portugal (2014), foi concebido pela bailarina e também coordenadora da mostra Mirante da Dança, Marília Coelho. O intervenção trata-se de uma passeata cênica composta por diferentes personagens fantásticos, baseados em mitologias, lendas e folclores. “Estes seres se manifestam em prol de um maior espaço no imaginário das pessoas”, afirma Marília.

O grupo – O Maya-Lila é um núcleo vivo de criação que compartilha poesias através da arte da dança, transformando a si, seus integrantes e o meio onde intervém. O grupo já se apresentou em grande parte do território nacional e esteve também em Portugal, Espanha, Inglaterra, Índia e Hungria. Recebeu em 2015 o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna.

A 1ª Mostra de Dança Contemporânea -Durante oito meses, Mirante da Dança trouxe a Botucatu cerca de 20 atrações, entre espetáculos de referência em São Paulo e no Brasil, montagens e oficinas totalmente gratuitas, que além de atender ao público já ligado à dança, também abriu espaço para participantes conhecerem o universo desta arte.

“Foi incrível ver a dança ganhando público em Botucatu ao longo desses 8 meses. Trouxemos espetáculos incríveis para a cidade e as pessoas reconheceram e valorizaram isso. A cada espetáculo o número de espectadores aumentou e muitos me disseram que não sabiam que a dança contemporânea é tão legal. Pra mim, o resultado é maravilhoso já que a dança é uma arte muito potente e incrível instrumento de mudança social”, frisa a coordenadora da mostra.

A bailarina botucatuense destaca ainda a participação massiva de jovens nas oficinas e montagens, como a do grupo Pé de Step, que envolveu quase 20 participantes. Para Marília, serão estes jovens os responsáveis por reverberar as impressões e valores da dança contemporânea apresentados durante a Mirante da Dança.

“Espero conseguir recursos para que possamos produzir uma nova mostra como essa. Nomes de peso da dança brasileira já confirmaram presença para uma segunda edição do Mirante da Dança. Artistas como Morena Nascimento, Eduardo Fukushima e a Balangandança Cia.”, completa Coelho.

Mirante da Dança é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, através do Programa de Ação Cultural (ProAC – Território das Artes) e do Mirante das Artes, e conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Botucatu, da loja MC Molduras e do site Notícias.Botucatu. Acesse www.mirantedadanca.com

Intervenção – Manifesto dos Seres – grupo Maya-Lila
Sábado, dia 26 de novembro, das 10h às 13h
Local: Praça do Bosque – Centro de Botucatu

Ficha técnica
Concepção: Marília Coelho
Provocação: Melina Scialom e Danielle Laetano
Dança e Criação: Bárbara Francesquine, Beatriz Ri, Danielle Laetano, Janaína Fazzio, Marília Coelho, Melina Scialom e Pietro Almeida.
Artistas participantes: Bruna Zanotto Alves, Carolina Caldeira, Daniele Cristine, Giovana Serra, Elivelton Dias, Evelyn Svícero, Marcelo Magalhães, Pedro Elias, Stephanie Schultz, Sulamita Michenin, Yuri Viana
Figurinos: artistas participantes e Maya-Lila
Fotografias: Murilo Ganesh, Ricardo Boquady, Pedro Elias e Daniele Cristina.

(Fotos: Divulgação)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes