20 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

José Antônio Correa Neto tem uma história de vida pela agricultura em Botucatu

José Antônio Correa Neto do Sítio Gramadinho no Bairro Santo Antônio Sorocaba é o personagem desta semana para falarmos de pessoas que fazem a diferença em nossa região com sua história de vida e pela forma que atuam em prol da cidade. 

Mais conhecido como Seu Zé Neto, ele diz ser ‘nascido e criado em baixo do pé de café’. Perdeu a mãe e irmão no parto quando ele tinha 2 anos. Depois, aos 10 anos, perdeu o pai e então foi criado pelos avós, Seu Antônio e Dona Gertrude, produtores de café na região de Botucatu. 

Quando os avós se aposentaram, ele tinha 14 anos. Vieram morar na cidade para que ele terminasse os estudos até o segundo grau.

Foi nesta época que também herdou todas as responsabilidades do sítio e, nos fins de semana ele ia sozinho roçar e cuidar do seu patrimônio.

Após terminar os estudos, continuou na ponte campo-cidade para garantir seu ganha pão trabalhando no setor da construção civil e da indústria.

Aos 21 anos casou-se com sua companheira de vida, Maria Aparecida Spadim Correa, a Cida, e tiveram Alessandra e Alexandre. Logo, o mesmo aconteceu com seus filhos, e se mudaram com a mãe para estudar na cidade.

Visando um futuro melhor, Seu Zé Neto pediu um financiamento para cultura de café no Banco e esse lhe foi negado. ‘Com muita força de vontade e amor pelo café’, ele comenta que resolveu fazer mudas a partir das sementes crioulas do avô e aos poucos foi criando seu cafezal. Tudo que sobrava do ano da colheita, ele reinvestia em novas mudas e assim chegou a ter 8 mil pés. Toda a safra era levada para uma beneficiadora na cidade.

Após meados da década de 90, as beneficiadoras da cidade encerraram suas atividades e então ele tinha que vender sua safra em outras cidades, perdendo cada vez mais valor de venda. 

Nos anos 80, Seu Zé Neto implantou novas culturas: laranja, mexerica, manga, jaca, caqui, jabuticaba, abacate, banana, entre outros. Sempre pensou nos cultivos para garantir o alimento em casa e o excedente, entregava nos mercados locais. 

Em 2001 Seu Zé Neto conheceu o Instituto Giramundo que o assessorou na recuperação de nascentes, melhoria da produção e na transição agroecológica.

Em outro momento, o Giramundo o auxiliou a agregar valor ao seu café por meio do beneficiamento próprio. Uma longa relação que se transformou em parceria e amizade.

Hoje Seu Zé Neto só pensa em se aposentar, mas ainda  entrega o café Gramadinho e suas frutas no Arma-Zen, na Rua Doutor Cardoso de Almeida, na quadra antes da Igreja São Benedito e é um querido por todos nós. 

Neste espaço já foi contada história de personagens como o radialista Zé Maria Leonel da Municipalista, Antonio Carlos dos Santos (Nica) que é apaixonado por ferrovia, entre outros destaques de Botucatu que foram homenageados em vida e de forma espontânea pela reportagem.

 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(do Agência14News com assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes