Como fazer o agendamento e conseguir ser atendido no INSS? Qual canal procurar? E se não conseguir ser atendido no telefone 135? Essas eram algumas dúvidas das pessoas que procuraram o INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) de Botucatu nesta quinta-feira (17).
O INSS está atendendo somente as pessoas com horário marcado. Perícias não estavam ainda sendo realizadas.
Havia muita falta de informação das pessoas. “Sai do trabalho depois da empresa fechar e não recolhi mais para a previdência e queria voltar a pagar”, disse um morador de Botucatu que parou para falar com a reportagem. Ele não sabia que nesse caso nem precisava procurar o INSS.
As informações eram dadas por um vigia do INSS. As pessoas voltavam para a casa para tentarem o agendamento novamente pelos canais eletrônicos. O serviço presencial está retornando, mas progressivamente, por conta da pandemia da Covid-19.
Os interessados devem procurar o Meu INSS ou o telefone 135. Se tiveram dificuldade devem ligar ou enviar WhatsApp à agência de Botucatu no (14) 3321-5342 das 8h às 14h ou pelo email: aps21023030@inss.gov.br que será respondido. Já a entrega de envelopes com documentos ocorre das 7h às 13h.
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Os peritos médicos federais devem retornar, nesta quinta-feira (17), o atendimento presencial nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Após inspeções realizadas nesta semana, foi concluído que das 169 agências que possuem serviço de perícia médica, 111 já estão aptas a atender o público. O agendamento estará disponível em breve pelo portal Meu INSS.
As inspeções seguiram o protocolo estabelecido em conjunto com o Ministério da Saúde e foram realizadas por servidores do INSS, que têm fé pública e competência para fazer as vistorias, não existindo, neste caso, exclusividade ou competência legal para que sejam feitas por servidores da Perícia Médica Federal. As coordenações regionais da Perícia Médica Federal foram notificadas a indicarem representantes para acompanhamento nas inspeções, que não compareceram a nenhuma delas. Os peritos são servidores públicos e têm acesso para verificarem pessoalmente as agências em que estão lotados a qualquer tempo.
Foi verificado que as agências e salas de perícia cumprem os protocolos sanitários estabelecidos pelo Ministério da Saúde, a fim de garantir a segurança de servidores e cidadãos com relação à pandemia da Covid-19. A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho consultou o órgão e seguiu todas as recomendações.
Os peritos médicos federais já foram informados a respeito da liberação dos consultórios e também sobre a reabertura das agendas para marcação das perícias. Caso algum perito apto ao trabalho presencial não compareça para o serviço sem justificativa, terá registro de falta não justificada. A falta não justificada implica em desconto da remuneração e pode resultar em processo administrativo disciplinar, se caracterizada a inassiduidade.
Antecipação
A antecipação continuará podendo ser solicitada pelo segurado que morar em município a mais de 70 km de distância da Agência da Previdência Social mais próxima, onde o atendimento da Perícia Médica Federal esteja com o serviço de agendamento disponível. Tão logo os atendimentos da Perícia Médica retornem, o sistema será atualizado para verificar essa situação.