28 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Iniciativa cria agrofloresta e produção de orgânicos próximo ao Ribeirão Lavapés, no Centro de Botucatu

Onde antes havia apenas um extenso pasto, há algum tempo, abandonado, hoje se planta banana, alfaces, couve, batatas, cebolas, curcuma, alho-poró, café e flores, muitas flores. Pode até parecer, mas não estamos falando de uma área na zona rural, estamos falando de uma agrofloresta urbana e um espaço botânico localizado há poucos quarteirões da Rua Amando de Barros, principal artéria viária do Centro de Botucatu.

Localizado mais precisamente na Vila Regina, a direita do Rio Lavapés, o local onde toda essa transformação agroecológica acontece, desde 2019, chama-se NUME e é idealizado e liderado pelo casal Lenise Baldini e Guilherme Araújo. Agrônoma e de uma família produtora de hortaliças da região, Lenise, além da Gestão, dedica seu trabalho às dezenas de espécies de flores e plantas ornamentais, enquanto Guilherme cuida diretamente da terra com toda a equipe, prepara-a, planta e colhe os alimentos mais variados possíveis – de raízes a hortaliças, passando pelas leguminosas – sem uso de qualquer agrotóxico ou insumos químicos, o que garantiu o certificado de produção orgânica em 2021.

A área total do NUME é de aproximadamente 8,5 hectares, dos quais 2 já foram transformados em uma agrofloresta em pleno desenvolvimento. “O sistema agroflorestal é altamente vantajoso para o meio ambiente e para nós produtores. Ele melhora muito a qualidade do solo e as plantas se desenvolvem de modo sintrópico, em colaboração uma com as outras, permitindo o cultivo de alimentos e o crescimento de outras espécies, como frutíferas raras e nativas. Além de manter, por exemplo, o solo local sempre bem protegido e adubado”, comenta Guilherme Araújo.

Do barracão, onde novas mudas são preparadas, a colheita é beneficiada e as flores são transformadas em buquês e arranjos, Lenise pode observar o crescimentos das plantas ornamentais mantidas em estufa, ou das suculentas, e também o Centro da cidade. “Estar localizado dentro de Botucatu é uma grande vantagem, mas muitas pessoas ainda não fazem ideia de que um Espaço Botânico como o nosso, com Agrofloresta, Bosque e Estufas, existe e pode ser visitado”, frisa a agricultora.

A produção no NUME respeita as estações e ciclos de cada planta, então durante todo ano há uma variedade grande do que se colhe. Atualmente, tudo é comercializado através do delivery de Cestas de alimentos orgânicos, além de produtos desidratados, lembranças florais, arranjos, plantas ornamentais e buquês. Durante a semana, em horário comercial, Lenise, Guiherme e outros membros da equipe NUME estão a disposição para receber visitantes e mostrar um pouco do que é feito ali. 

O endereço é Rua Capitão José Rezende Leite, chácara sem número ao final da rua. Para agendar sua visita ou mais informações o WhatsApp é (14) 99820-9821.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes