Desde 2015 | A informação começa aqui!

Implantação de ensino técnico na escola EECA gera discussões e dúvidas

Uma carta aberta à população foi enviada ao site Agência14News tratando de dúvidas de pais, alunos e toda equipe escolar sobre implantação do Parq Tec nas escolas de Botucatu, um programa de ensino técnico do Governo do Estado.

A carta traz o seguinte: “Nós, abaixo-assinados, ainda não nos consideramos aptos a debater e deliberar acerca da proposta de implantação do Projeto Novotec Integrado nesta UE, por não determos subsídios necessários sobre algo que ainda está em construção, sem publicação de portarias nem garantias respaldadas em documentos oficiais, ou dimensionamento de possíveis impactos sobre a proposta pedagógica, a rotina organizacional escolar e aspectos da carreira funcional, assim como devido à falta de divulgação oficial de informações, espaço e tempo hábil para reflexão e debate. Repudiamos também toda e qualquer forma de manobra neste processo ou ingerência autoritária por parte da SEE através da DER/Botucatu, tolhendo a devida prerrogativa e finalidade do Conselho Escolar, enquanto órgão colegiado legítimo e representativo da comunidade escolar (composto por Funcionários, Professores, Pais, Alunos e Especialistas), atentando sobremaneira aos princípios de Gestão Democrática. Observamos também, que perante ao atual cenário insatisfatório exposto acima, ser prudente aguardar os desdobramentos do referido projeto, sua concretização e viabilidade na rede estadual, e se for o caso, no próximo ano posicionarmos favoravelmente ou não, após amplo e ponderado esclarecimento com pais e alunos, pautados em fatos, dados e documentos, e não em simples promessas e meras suposições. Se o projeto em tela realmente for exitoso, oportunidades não faltarão, em se tratando da meta de expansão pela nova política educacional do Governo do Estado de São Paulo. Neste momento devemos ser responsáveis em não comprometer nossa UE segundo interesses ainda escusos. Enquanto Professores e Funcionários, juntamente em parceria e com o devido suporte da equipe gestora, dispomos de imenso interesse em que a EECA, dentro de seu perfil atual, possa voltar a ter o prestígio que sempre gozou perante a sociedade botucatuense no âmbito da educação, de forma a ter sido reconhecido de várias formas pela qualidade de ensino e organização desta instituição. Botucatu, 26 de agosto de 2019”.

OUTRO LADO

A Secretaria Estadual de Educação de Botucatu respondeu o seguinte ao Agência14News: “A Diretoria Regional de Ensino (DE) de Botucatu esclarece que realiza uma série de conversas com a rede estadual a fim de explicar e esclarecer dúvidas sobre possíveis adesões voluntárias das escolas ao NovoTec Integrado. Nesta semana, a equipe da DE dialogará novamente com a comunidade escolar sobre o tema, inclusive envolvendo o Conselho de Escola. A DE reitera que está à inteira disposição para ouvir as unidades educacionais”.

O QUE É O PROGRAMA

Material divulgado na época do lançamento do Parq Tec pelo Governo do Estado em março de 2019: 

O Governo de São Paulo lançou nesta sexta-feira (1º) o Novotec, programa que dará oportunidade aos alunos do Ensino Médio de cursarem também o Ensino Técnico profissionalizante de alta qualidade, simultaneamente, e saírem com dois diplomas.

A iniciativa será realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Centro Paula Souza – instituição que é referência em educação de excelência no Brasil. Ao final de três anos, serão atendidos 180 mil alunos do ensino médio.

“O objetivo é levar esta educação de excelência do Centro Paula Souza para a rede estadual de ensino em larga escala, através da oferta de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio da rede regular”, disse Doria.

No Novotec, os cursos são oferecidos de acordo com a demanda dos jovens por profissionalização mais rápida e do mercado de trabalho por mão de obra qualificada para as necessidades atuais. A grade de 6 aulas por dia possibilitará aos alunos um período disponível para trabalhar ou estagiar.

O programa prevê ainda o compartilhamento da infraestrutura e talentos já existentes, utilizando escolas e professores da rede estadual e do Centro Paula Souza para trabalharem conteúdos de forma integrada.

Neste ano já estão sendo oferecidas 5,4 mil vagas do Ensino Médio integrado com o Técnico em 6 aulas diárias – 400 delas em 10 escolas da rede estadual de educação e o restante em ETECs. Ao todo, 36 municípios estão recebendo turmas do Novotec na modalidade integrada. Entre os oito cursos oferecidos estão Desenvolvimento de Sistemas, Comunicação Visual e Cozinha.

Além da modalidade integrada, o programa prevê outras três de curta-duração: Novotec Expresso, Novotec Móvel e o Novotec Virtual. Ao todo, serão mais de 30 mil vagas em 2019 nas quatro modalidades.

“O compromisso ao lançar o Novotec é a confiança na recuperação econômica do Brasil, porque a qualificação desta mão-de-obra com o emprego é exatamente o que mais nos interessa. Qualificar com emprego é integralizar e potencializar o processo”, afirmou o Governador.

Novotec Expresso

Cursos de curta duração (200 horas) para qualificação profissional em escolas estaduais e laboratórios das ETECs. Em 2019 serão oferecidas 23 mil vagas, em cerca de 600 turmas, espalhadas por 44 municípios, com início previsto para agosto. Exemplos de cursos: Técnicas em Vendas, Gestão de Pequenos Negócios, Programação, Marketing Digital, Manutenção de Computadores, entre outros.

Novotec Móvel

Cursos de curta duração (200 horas) para qualificação profissional realizados em unidade móvel (carreta). Em 2019, serão disponibilizadas cerca de 1,5 mil vagas. Início previsto para agosto. Exemplos de cursos: Automação industrial, Metrologia, Petróleo e Gás e outros.

Novotec Virtual

Cursos técnicos de curta duração (200 horas e 400 horas) utilizando a estrutura de ensino à distância da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP), com conteúdo do Centro Paula Souza. Em 2019 serão disponibilizadas 3.000 vagas. Início previsto para agosto. Exemplos de cursos: Administração, Guia de Turismo, Desenvolvimento de Sistemas e outros.

Centro Paula Souza

O Centro Paula Souza (CPS) é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Presente em aproximadamente 300 municípios, a instituição administra 223 Escolas Técnicas (Etecs) e 73 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, com 291 mil alunos em cursos técnicos de nível médio e superiores tecnológicos.

As Etecs atendem aproximadamente 208 mil estudantes nos Ensinos Técnico, Médio e Técnico Integrado ao Médio, com 151 cursos técnicos para os setores industrial, agropecuário e de serviços, incluindo habilitações nas modalidades presencial, semipresencial, online, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e especialização técnica.

Já as Fatecs superam a marca de 83 mil alunos matriculados em 77 cursos de graduação tecnológica, em diversas áreas, como Construção Civil, Mecânica, Informática, Tecnologia da Informação, Turismo, entre outras. Além da graduação, são oferecidos cursos de pós-graduação, atualização tecnológica e extensão. (Finaliza o texto).

O assunto ainda foi levado por alunos na Câmara Municipal e a carta lida pelo vereador Izaías Colino.

(com assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também