19 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Hospital Veterinário da FMVZ/Unesp está se programando para retorno gradual das atividades

O Hospital Veterinário (HV) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp, câmpus de Botucatu, assim como a maioria dos hospitais-escola, teve seu atendimento paralisado em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

Como órgão público, obrigatoriamente, o HV seguiu as recomendações superiores, especialmente do Comitê Unesp Covid-19, que determina quais ações, e como executá-las, para que a retomada das atividades aconteça sem prejuízo a todos os envolvidos.

O HV da Unesp informa que está se preparando para o retorno gradual de suas atividades, incluindo o atendimento clínico, em data a ser definida, a partir de autorização e orientação da Coordenadoria de Saúde e Segurança do Trabalho e do Comitê Unesp Covid-19.

Diante disso, informamos que algumas diretrizes terão que ser respeitadas por nós e pelos tutores dos animais, sob o risco de sermos obrigados a fechar novamente. Abaixo, as principais determinações:

  1. A equipe de profissionais será dividida em grupos, que não se encontrarão, para evitar possíveis contágios e afastamentos;
  2. Só serão atendidos casos emergenciais;
  3. Os casos obrigatoriamente terão que ser agendados por contato telefônico prévio por número ainda a ser divulgado;
  4. Só poderão adentrar o HV os casos agendados, com um único tutor, portando máscara facial e utilização de antissépticos e este não poderá circular livremente pelas dependências;
  5. Pessoas com quaisquer sintomas possíveis de COVID-19 não poderão adentrar o HV. Caso isto seja verificado na chegada ao HV não será permitida a entrada para atendimento;
  6. O distanciamento físico entre as pessoas terá que ser respeitado.
    Aproveitamos a oportunidade para esclarecer e informar a população que, apesar das atividades presenciais terem sido suspensas, a equipe do HV se manteve bastante ativa durante esse período, colaborando com as ações do município e do Hospital das Clínicas no enfrentamento da pandemia. Residentes e docentes da FMVZ estão atuando diretamente em ações de treinamento e conscientização em estabelecimentos comerciais, agendamentos e esclarecimentos quanto no diagnóstico da COVID-19. O HV promoveu o empréstimo de equipamentos médicos e insumos hospitalares e de proteção ao HC, polícia militar, guarda civil municipal e outros.
    As ações desenvolvidas neste período tiveram grande impacto para que a situação epidemiológica em Botucatu estivesse mais confortável que em outros municípios. Infelizmente com as recomendações superiores tivemos que suspender o atendimento clínico do HV. Vale lembrar que, em época considerada normal, o trânsito diário de pessoas no HV, entre residentes, docentes, funcionários, estagiários e usuários, ultrapassa duas centenas de pessoas, o que epidemiologicamente era e ainda é temerário para a manutenção da segurança de todos.
    Contamos com a compreensão e a colaboração de todos os usuários do HV para que possamos, mesmo diante das condições de exceção, voltar a atender o público e a auxiliar na formação de médicos veterinários com a qualidade que sempre caracterizou nossos serviços. (Professor Luiz Henrique de Araújo Machado – supervisor do Hospital Veterinário da FMVZ/Unesp).
Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes