20 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

FMVZ/Unesp e Estância Lívia realizam Dia de Campo em 3 de março

A primeira edição do Dia de Campo – Estância Fazenda Lívia acontece no dia 03 de março de 2018. O evento é uma parceria entre a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp, câmpus de Botucatu, e a Fazenda Estância Lívia, localizada no mesmo município.

O Dia de Campo é coordenado pelo professor Paulo Roberto de Lima Meirelles e pelo pós-doutorando Cristiano Magalhães Pariz, ambos do Departamento de Melhoramento e Nutrição Animal da FMVZ. O evento contará também com a colaboração do professor Ciniro Costa e do zootecnista André Michel de Castilhos, do mesmo Departamento, e dos professores Carlos Alexandre Costa Crusciol e Juliano Carlos Calonego, da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp.

O evento tem como objetivo a divulgação de ideias e inovações tecnológicas, essenciais para a evolução da agropecuária na região de Botucatu, no Estado de São Paulo e no Brasil, de forma geral.
Durante o evento serão abordados os seguintes temas: integração lavoura-pecuária, silagem de milho (planta inteira e grãos úmidos), conservação e melhoria do solo e nutrição e manejo de bovinos de corte, tendo como objetivos principais: divulgar entre produtores rurais, profissionais e estudantes do setor agropecuário, as principais atualidades tecnológicas na área de produção de silagem de milho e bovinos de corte em sistema de integração lavoura-pecuária; e promover debates sobre os temas ainda não elucidados e que podem contribuir para a maior eficiência produtiva e a sustentabilidade dos sistemas integrados de produção de grãos, forragem e carne, com foco na pecuária de corte.

A integração lavoura-pecuária proporciona uma maior produção de forragem para alimentação animal, inclusive durante o período seco do ano, além da formação de palhada para viabilizar o sistema plantio direto, especialmente em regiões tropicais. Esse sistema de produção tem como vantagens: maior ciclagem de nutrientes e eficiência no uso de fertilizantes e corretivos, redução da incidência de pragas, doenças e plantas daninhas, com consequente diminuição no uso de defensivos agrícolas, melhor conservação do solo e da água, refletindo em maior rentabilidade e estabilidade dos sistemas produtivos. Nesse contexto, docentes e pesquisadores FMVZ e da FCA têm desenvolvido diversas pesquisas e eventos relacionados à integração lavoura-pecuária, inclusive em parceria com outras instituições, sempre visando aumento de produtividade, porém, sem perder o foco de sustentabilidade e conservação dos recursos naturais.

Estudantes, profissionais da área agropecuária e agricultores e pecuaristas da região de Botucatu serão apresentados a alternativas para implantarem sistemas conservacionistas de solo que proporcionem o consórcio ou a rotação de culturas agrícolas com forrageiras perenes tropicais e a recuperação de pastagens degradadas nas propriedades rurais, amparado por pacotes tecnológicos de produção que abrangem a integração entre a lavoura e a pecuária.

A Fazenda Estância Lívia está localizada na Estrada da Piapara (Acesso pela Rodovia Marechal Rondon, km 235,6) – Botucatu/SP. A entrada será franca e cada participante deverá doar 1 kg de alimento não perecível em prol do Asilo Padre Euclides. As vagas serão limitadas em 250 participantes e as inscrições podem ser realizadas aqui.

Programação
7h30 às 8h – Entrega de Material e Café da Manhã
8h às 8h30 – Abertura (Organizadores, Autoridades e CATI)
08h30 às 9h15 – Produção de Silagem de Planta Inteira e Grãos Úmidos de Milho na Integração Lavoura-Pecuária (Prof. Dr. Ciniro Costa – FMVZ/UNESP – Botucatu)
9h15 às 9h30 – Resultados Produtivos de Silagem de Planta Inteira de Milho em Consórcio com Forrageiras Tropicais (Dr. Cristiano Magalhães Pariz – FMVZ/UNESP – Botucatu)
9h30 às 10h -Armazenamento de Silagem de Planta Inteira e Grãos Úmidos de Milho (Aristides M. Júnior – Silobom – Araçatuba)
10h às 10h15 – Importância do Correto Manejo Sanitário do Rebanho (Médico Veterinário Eduardo Cury)
10h15 às 10h30 – Intervalo para Perguntas
10h30 às 12h30 – Visitas às Estações de Demonstração (20 minutos cada)
Estação 1:Híbridos de Milho para Silagem (Engenheiro Agrônomo Tacimar Bertozo – Dow AgroSciences)
Estação 2:Demonstração do Consórcio de Milho com Forrageiras Tropicais para Ensilagem e Qualidade do Solo (Engenheiro Agrônomo Benedito Ângelo de Castro Souza – Pastobras Sementes)
Estação 3:Nutrição e Manejo de Bovinos de Corte Suplementados, Semi-Confinados e Confinados na Integração Lavoura-Pecuária (Dr. André Michel de Castilhos – FMVZ/UNESP – Botucatu)
Estação 4:Mineralização do Rebanho na Integração Lavoura-Pecuária (Santiago André Neto – Bellman/Trouw Nutrition)
Estação 5:Importância da Regulagem de Semeadoras e Plantabilidade no Sistema Plantio Direto (Prof. Dr. Paulo Roberto Arbex Silva e Zootecnista Lia Harumi Kato – Grupo de Plantio Direto – FCA/UNESP – Botucatu)
12h30 às 130h – Demonstração de Corte, Picagem, Descarregamento e Ensilagem de Planta Inteira e Grãos Úmidos de Milho e Mistura de Ração (Central Máquinas – CASE e JF Máquinas Agrícolas) – Maquinários: Tratores, Colhedora de Forragem, Vagão Forrageiro, Embolsadora de Forragem, Embolsadora de Grãos Úmidos e Vagão Misturador
13h às 15h – Almoço de Confraternização (Queima do Alho e Churrasco de Fogo de Chão – Buffet Caboclo)

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes