A Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), por meio de seus Departamentos de Anestesiologia e Ginecologia e Obstetrícia, promoverá no dia 19 de novembro, das 8 horas às 13 horas, na Central de Aulas da própria Instituição, o curso de extensão: a dor pélvica crônica. A iniciativa é destinada a médicos, professores, alunos, profissionais da saúde e pessoas interessadas no tema.
O curso tem o objetivo de compartilhar informações sobre diagnóstico, tratamento e causas desse problema de saúde. “A grande questão que será abordada no curso é que dor pélvica ainda é um dos grandes desafios da medicina, não apenas para fazer o diagnóstico, mas para fazer o tratamento”, explica o professor Daniel Spadoto Dias, do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia.
As inscrições para participar do curso são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (14) 3880-14-15.
Programação
Tema: Dor pélvica de origem gastrointestinal (Walmar Kerche de Oliveira – FMB/Unesp)
Tema: Dor pélvica de origem urológica (Paulo Roberto Kawano – FMB/Unesp)
Tema: Dor pélvica de origem ginecológica (Daniel Spadoto Dias – FMB/Unesp)
Tema: Dor pélvica de origem não visceral e o tratamento na gestante e na puérpera (Telma Regina Mariotto Zakka – HC – FMUSP)
Tema: Tratamento farmacológico (Guilherme Antônio Moreira de Barros – FMB/Unesp)
Dor Pélvica
É uma dor sentida na região abaixo do abdômen que pode afetar outras áreas, sendo mais comum na mulher do que no homem. Trata-se de um sintoma que indica um problema nos órgãos reprodutores femininos, mas pode muitas vezes ser sinal de problemas no trato urinário, intestino ou reto. Algumas outras doenças que podem causar dor pélvica na mulher são: endometriose, gravidez ectópica e fibrose uterina.
O tema é abrangente e envolve profissionais da área da saúde que lidam com pacientes acometidos pela doença. “O problema desses quadros de dor pélvica crônica é que eles tendem a trazer um impacto muito significativo na qualidade de vida do indivíduo”, finaliza professor Daniel.
(com Assessoria de Imprensa FMB/Unesp)