No dia 26 de novembro, a Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), por meio de seu Departamento de Dermatologia e Radioterapia, participará de mais uma edição da campanha de combate ao câncer de pele. A ação será realizada no Centro de Saúde Escola da Vila dos Lavradores, das 9 horas às 15 horas. Todas as pessoas podem participar.
Durante a campanha estão previstos esclarecimentos sobre a doença e exames de manchas suspeitas na pele dos presentes. “Os casos suspeitos e os confirmados clinicamente são agendados para procedimento cirúrgico ainda no mês de dezembro (em sistema de mutirão) e, em alguns casos, para o mês de fevereiro de 2017”, explica o professor Silvio Alencar Marques, do Departamento de Dermatologia e Radioterapia.
O câncer de pele é o tipo de câncer mais comum no país e ocorre quando há um crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele.
Como prevenir o câncer de pele
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), alguns cuidados simples ajudam na precaução do câncer de pele. Veja as sugestões:
– Usar chapéus, camisetas e protetores solares.
– Evitar a exposição solar e permanecer na sombra entre 10 e 16 horas (horário de verão).
– Na praia ou na piscina, usar barracas feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta.
– Usar filtros solares diariamente, e não somente em horários de lazer ou diversão. Utilizar um produto que proteja contra radiação UVA e UVB e tenha um fator de proteção solar (FPS) 30, no mínimo. Reaplicar o produto a cada duas horas ou menos, nas atividades de lazer ao ar livre.
– Observar regularmente a própria pele, à procura de pintas ou manchas suspeitas.
– Consultar um dermatologista uma vez ao ano, no mínimo, para um exame completo.
– Manter bebês e crianças protegidos do sol. Filtros solares podem ser usados a partir dos seis meses.
(com Assessoria de Imprensa FMB)