27 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Filme ‘Baixada Nunca Se Rende’ será exibido nesta sexta-feira em Botucatu

Lançado este mês no Cine Odeon, no Rio de Janeiro, o filme do Centro RIO+ “Baixada Nunca se Rende” será exibido em diversas cidades brasileiras, começando por Botucatu, no Auditório do Colégio La Salle, a partir das 19h30min, e Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

O filme de Christian Tragni e Juliana Spinola faz parte de um projeto-piloto que tem como objetivo desenvolver nova metodologia de engajamento de cidadãos das periferias com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

lançamento do filme “Baixada Nunca Se Rende”, dirigido pelo italiano Christian Tragni e pela brasileira Juliana Spinola, lotou o Cine Odeon, no Rio de Janeiro, no último dia 17, reunindo mais de 500 convidados. Na ocasião, houve um show do coletivo aberto “BXD Nunca Se Rende”, formado por músicos da Baixada Fluminense.

O filme de 65 minutos aborda o potencial transformador das artes e da música para avançar o desenvolvimento sustentável em regiões periféricas e subúrbios das grandes metrópoles brasileiras. A película trata do processo de formação do primeiro coletivo de músicos das periferias apoiado pelas Nações Unidas, o “BXD Nunca Se Rende”, que reúne, desde junho de 2016, dezenas de grandes talentos da região.

Contando a história de vida de alguns dos principais expoentes da cultura da Baixada — como Ras Bernardo, Banda Rota Espiral, Da Ghama, Banda Gente, Biguli, e Eddi Mc —, o filme é um testemunho de como a arte e música podem contribuir para mobilizar jovens e cidadãos em geral na cobrança por mais responsabilidade e ação das esferas e instâncias governamentais.

Sete músicas inéditas sobre os temas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável foram produzidas para o projeto do Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (Centro RIO+). As canções foram lançadas como um CD promocional, e também estão disponíveis no canal do coletivo “BXD Nunca Se Rende” no aplicativo Spotify.

O filme de Christian Tragni e Juliana Spinola é um dos componentes de um projeto-piloto do Centro RIO+, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), iniciado em junho de 2016 e que tem como principal objetivo desenvolver uma nova metodologia de engajamento de cidadãos das periferias aos ODS e que será aplicada pelos escritórios da agência da ONU em 166 países em desenvolvimento.

O projeto “Música para Avançar o Desenvolvimento Sustentável” incentivará a replicação do modelo de engajamento participativo aplicado pelo Centro RIO+ na Baixada Fluminense em outras regiões metropolitanas mundo afora, tais como Lagos, Maputo, Jacarta, Manila e Buenos Aires.

Nos últimos 11 meses, o projeto-piloto na Baixada já teve a participação de mais de 150 músicos de Belford Roxo, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Duque de Caxias, e outras cidades que compõem a Baixada Fluminense, que abriga quase 4 milhões de pessoas.

Assista ao trailer do filme:

Circuito de exibições no Brasil

O filme deverá rodar o Brasil em um circuito de exibições com duração de seis meses, contando com o apoio de diversas instituições, universidades, escolas, teatros, casas de show e organizações da sociedade civil.

As primeiras exibições de “Baixada Nunca Se Rende” já estão marcadas e acontecerão no dia 26 de maio, sexta-feira, em Botucatu, no Auditório do Colégio La Salle, a partir das 19h30min; e no dia 9 de junho, sexta-feira, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, na UNIGRANRIO a partir das 13h.

O evento de exibição em Duque de Caxias contará com mesas de debate e discussão sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Agenda 2030, e faz parte da programação oficial da Virada Sustentável.

Serviço

Circuito de exibições do filme “Baixada Nunca Se Rende” no Brasil

– Botucatu, interior de São Paulo
Data: 26 de maio, sexta-feira
Horário: 19h30 – 21h00
Local: Auditório do Colégio La Salle
Praça Dom Luiz Maria de Santanna, 271 – Centro, Botucatu (SP)
Inscrições são gratuitas, e devem ser feitas por meio do evento no Facebook (https://www.facebook.com/events/1877781592461859/) ou do formulário online (http://bit.ly/2qD0gtN)

– Duque de Caxias, Baixada Fluminense
Data: 9 de junho, sexta-feira
Horário: 13h00 – 16h30
Local: UNIGRANRIO
Rua Professor José de Souza Herdy, 1160 – Jardim Vinte e Cinco de Agosto, Duque de Caxias (RJ)
Inscrições gratuitas através do e-mail: rio.mais@undp.org

Contato para exibições:

O Centro RIO+ do PNUD está aberto a planejar exibições no país todo, com apoio de parceiros. Instituições interessadas em apoiar a divulgação do filme pioneiro sobre o coletivo “BXD Nunca Se Rende” devem entrar em contato pelos seguintes meios:

Francisco Filho e Brenda Sachiko Hada:
Emails: Francisco.filho@undp.org e Brenda.hada@undp.org
Telefones: (21) 3534 5122 e 3534 5127

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes