Filas têm sido registradas no horário de pico no Poupatempo, em Botucatu. Por conta desse fato trazido por leitores, a reportagem do Agência14News procurou a direção do serviço para saber que providências estão sendo tomadas e como isso tem sido enfrentado.
O Programa Poupatempo informou que a procura por serviços não agendados, como licenciamento de veículo e entrega de documentos, triplicou nos últimos dias de dezembro – de 100 para 300 ao dia.
“O posto, que realiza em média 1,6 mil atendimentos ao dia, chegou a registrar mais de 2 mil serviços prestados na última terça-feira (27)”, informou em nota oficial ao Agência14News.
Os horários de maior movimento na unidade são às 9h, na abertura, e também por volta das 16h, quando os usuários vão retirar os documentos emitidos. Ainda assim, o tempo médio de espera registrado no período foi de menos de 8 minutos, na área do Detran.SP, e o tempo máximo de 13 minutos, segundo cálculo da gestão do serviço.
“Para auxiliar a crescente demanda, funcionários são realocados de áreas menos movimentadas do posto para atender o volume expressivo de pessoas que procuram a unidade. O sistema de gestão de serviços (Sintonia), que possibilita o monitoramento e avaliação do atendimento em tempo real, registra neste mês 96,41% de aprovação dos usuários do posto. Em 2015, em pesquisa externa realizada pela Praxiam – Inteligência de Mercado, o Poupatempo Botucatu atingiu um índice de 98% de aprovação”, cita a assessoria do Poupatempo.
AGENDAMENTO
É importante lembrar que quem deseja tirar RG, CNH, Atestado de Antecedentes Criminais ou fazer serviços de veículos no Poupatempo deve agendar dia e hora em que deseja ser atendido. Assim, o Poupatempo tem o fluxo de pessoas distribuído durante todo o horário de funcionamento e o cidadão pode planejar melhor o seu dia.
Luciano Aparecido disse que procurou pelo serviço, mas não sabia da necessidade de agendamento. “Vim direto, mas fiz o agendamento direto aqui, não sabia que podia fazer de casa”, comentou na fila de triagem.
Canais para agendamento e informações gerais sobre o programa
Aplicativo SP Serviços: (loja de aplicativos do Governo do Estado), para celulares e tablets;
Portal: www.poupatempo.sp.gov.br;
Disque Poupatempo: 0800 772 3633 para telefones fixos – ou 0 operadora 11 2930 3650 – para ligações de celulares. Atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h; e aos sábado, das 6h30 às 15h.
(Do Agência14News com assessoria)