29 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Fernando Cury irá presidir CPI na Assembleia Legislativa

O deputado estadual Fernando Cury participou da reunião que definiu os membros da CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito com a função de investigar uma possível prática de cartel aplicada em todo o Estado de São Paulo pela indústria da citricultura.

Durante o encontro, houve a eleição para a escolha dos representantes, e Fernando Cury recebeu a missão de presidir os trabalhos. “Fui eleito presidente da CPI e fiquei muito feliz com esse resultado. Mostra que temos uma atividade parlamentar de referência e principalmente de responsabilidade com a população”, afirmou.

Na semana passada, essa Comissão já havia promovido o primeiro debate, com muitas questões apresentadas. “Na discussão surgiram informações sobre um possível cartel da indústria da citricultura. De acordo com a Associação Brasileira (Associtrus), o número de citricultores caiu de 30 mil, no início da década de 90, para apenas oito mil nos dias de hoje. Outra estatística que chamou a atenção foi que desde 2011, metade dos produtores de laranja, de pequeno e médio porte, deixou de exercer a atividade dessa cultura”, destacou Cury.

Segundo o deputado, a Comissão Parlamentar de Inquérito, denominada Cartelização da Citricultura, irá desenvolver ações para entender os motivos dessa queda. “Com esses dados temos condições de apontar novos caminhos com os principais atores ligados ao cultivo da citricultura e buscar a elaboração de uma estrutura para o Conselho dos Produtores de Laranja e da Indústria de Suco de Laranja, a fim de promover uma regulação dessa atividade desenvolvida. Tenho certeza que as discussões irão servir para nortear o caminho da Comissão, para que qualquer produtor tenha a possibilidade, de acordo com seus direitos, de trabalhar e tirar o sustento da família, com condições iguais dentro do mercado”, acrescentou.

Para Fernando Cury, esse é mais um assunto tratado com a devida importância dentro da Alesp. “Sei do papel da agricultura e tudo o que envolve o agronegócio paulista para o desenvolvimento do país, e é nosso dever estar atento e cuidar das atividades realizadas, para que o produtor rural tenha as mesmas condições e não sofra qualquer prejuízo por ação ou interferência das grandes empresas que atuam no setor, e a discussão não para por aí. Quando existem essa práticas abusivas de cartel, não são apenas os produtores que sofrem, como também os consumidores, porque são obrigados e pagar o preço sugerido pelo mercado, sem a possibilidade de concorrência”, completou o deputado.

Atuação parlamentar – O deputado estadual Fernando Cury participa também e outras discussões dentro da Assembleia Legislativa, compondo a mesa de importantes Comissões Permanentes, criadas nesse segundo biênio (2017/2018), a partir da eleição do novo presidente da Casa, em que são apreciados projetos de lei e emendas antes da votação em plenário.

“Eu participei de Comissões no primeiro biênio (2015/2016) de mandato, e pude fazer a gestão em diversos setores do Governo para encaminhar as demandas apresentadas. Agora, sou membro da Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais, que aborda todos os temas, com exceção de transportes, ligados ao dia a dia do cidadão. Na Comissão de Infraestrutura, tratamos de saneamento, abastecimento de água, energia elétrica, serviços e obras públicas, ou seja, qualquer equipamento ou estrutura oferecida e que seja de direito a todos nós, garantindo as condições básicas e necessárias da população. Participo também da Comissão de Educação e Cultura, que aborda tudo o que seja referente ao ensino no nosso Estado, seja público ou particular, bem como discussões culturais e artísticas, para promover e incentivar os eventos propostos”, concluiu Cury.

(com Assessoria de Imprensa)

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes