29 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Equipes percorrem bairros no enfrentamento à dengue

A Prefeitura de Botucatu está ampliando e intensificando as ações para combater a dengue e frear novos casos da doença em Botucatu. Em 2024 já foram confirmados 139 casos da doença.

Nesta sexta-feira, 12, diversas frentes de trabalho atuaram desde a conscientização, nebulização e limpeza da Cidade. Os trabalhos foram espalhados por Botucatu.

A Vigilância Ambiental em Saúde realizou a atividade de nebulização veicular nos bairros da Vila Maria, região Leste, Parque Marajoara, na região Sul, e Jardim Monte Mor, região Norte.

A nebulização ocorreu por conta de casos suspeitos e confirmados nestas regiões e complementa outras atividades realizadas com o objetivo de reduzir criadouros do mosquito Aedes aegypti e interromper o ciclo de transmissão desta doença.

Já a Zeladoria Municipal atuou na região Leste recolhendo materiais inservíveis de áreas verdes e que pudesse acumular água da chuva e se tornar criadouros do mosquito.

Mais de 100 agentes trabalharam no combate a dengue em Botucatu. Porém, a luta contra a dengue deve unir a população de Botucatu inteira.

De acordo com a Vigilância Ambiental em Saúde 90% das larvas do Aedes são encontrar em recipientes dentro dos quintais das casas e são objetos muitas vezes de uso continuo do morador, como vasos de plantas, bebedouros animais, bacias e baldes, e até mesmo a calha e ralos que não tem o escoamento adequado da água. Por isso, cada morador deve fazer a sua parte nesta ação de combate a dengue.

Uma vistoria completa, incluindo as calhas e ralos, é essencial para remover água parada e frear a dengue.

É importante salientar também que a população procure atendimento médico ao aparecimento de sintomas característicos da doença, como: febre alta, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, dores musculares, manchas vermelhas na pele, cansaço e indisposição, pois se houver a suspeita de dengue (ou de outra arbovirose, como a Chikungunya), o caso será notificado e novas ações como essa serão feitas para quebrar o ciclo de transmissão da doença.

“Onde o mosquito não se cria, a dengue não se espalha! E o combate a dengue deve ser feito por todos nós!”, informa a campanha da Prefeitura.

Redacao 14 News

Redacao 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes