Nesta terça-feira (26), Botucatu recebeu mais uma edição do Café com Ideias, que reune um grupo de empresários com mentalidade empreendedora para trocarem idéias de como solucionar problemas comuns no comércio da região com criatividade e criar mais atratividades para a cidade.
Na 9ª edição do encontro, o foco foi o Marketing, e os participantes puderam tirar dúvidas sobre o que é, entender o seu conceito e como pode ser utilizado em diversos setores. Decidir investir em um negócio e ter sucesso depende não só do produto que será ou já é oferecido por uma empresa, mas sim, quais as estratégias de divulgação dessa marca e como fazer a propaganda no mercado.
Participaram do evento, como painelistas Maicon Galdino, Estatístico e Matemático, Henrique da Ecomunicação, Paulo Daniel, POD Consultoria em Marketing, Jamila Cury, da Jamila Comunicação e Marketing, Leandro Rocha da 4 Toques, Eduardo Carrega, da Ecode Consultoria Web e Pedro Souza, da Foco Business, organizador do evento.
Para Jamila Cury, “o marketing não funciona se for feito errado. Existe uma gama de ferramentas que podem ser utilizadas e o desafio é encontrar a mais indicada para o seu negócio, não é um trabalho feito de achismos, é preciso ter uma estratégia, para acertar nas decisões e alcançar o resultado esperado”.
Também foi levantada a questão das mídias off-line. Ao que os participantes responderam que existe espaço para todos os meios de comunicação, ainda mais com Botucatu sendo uma cidade cheia de particularidades, onde muita gente ainda não tem acesso à internet, as redes sociais, e acaba sendo atingida por panfletos, outdoor, rádios. Então a empresa deve conhecer o seu público-alvo e definir qual a melhor mídia para atingi-lo.
Nesse ponto, Maicon Galdino esclareceu a importância da estatística nesse trabalho, mostrando que a pesquisa estatística melhora a qualidade da decisão, que é muito mais qualificada quando tomada diante de um conjunto de informação coletada pelo profissional. Se não for aproveitada, não vai dar resultado.
“Com um bom planejamento de pesquisa de marketing, você consegue tomar decisões baseadas no seu cliente e assim descobrir a melhor estratégia para o seu negócio”, explicou Maicon.
Por fim, todos concordaram que o melhor é procurar o profissional de marketing, assim que começar a pensar na empresa, pois é ele quem vai te ajudar com a criação do nome, do logo, da identidade visual, além de orientar com a parte burocrática, como de registro de nome, que muitas vezes pode ser determinante no sucesso de um negócio.
O marketing é o entendimento para saber para onde eu vou e para onde eu quero levar o meu negócio. Se puder fazer todo um trabalho de posicionamento é melhor do que esperar para quando der algo errado.
Segundo a organização, um dos motivos da escolha do tema é que muito se confunde sobre o trabalho do que é marketing, como ele pode ser usado, além do que é o formato digital, campanhas, criação gráfica, designer, atrelando isso como se fosse todas fossem ação única.
“É importante que as pessoas entendam o que significa o marketing. Não somente o que é exposto para as pessoas e sim é a necessidade de pensar antes de divulgar propagandas, mas usando o marketing para levantamento de dados, pesquisa de público-alvo e levantamento estatístico. Tendo em vista a deficiência da compreensão do que é marketing a gente pensou nesse café que esclareceu muito a todos os participantes”, finalizou Pedro Souza.
Esta edição contou com a participação de mais de 50 empresários dos mais diversos ramos de atuação, inclusive com participantes de Bauru, que conheceram o projeto pelo próprio Pedro, depois de visitar um café na cidade vizinha. “Eu sou um amante de cafés empreendedores, de encontros empreendedores, e eu fui convidado a participar dado a notoriedade desse, de um de Bauru, nós fomos lá, levamos um grupo daqui, e eles gostaram muito da gente e os convidamos para vir prá cá e estamos aumentando as fronteiras agora. Estamos tentando trazer outras empresas para cá, para uma convenção, parcerias futuras. Nossa ideia é empreender e os contatos vão surgindo naturalmente”.
Como Marketing é um assunto que gera muitas dúvidas aos empresários, a próxima proposta do G.E.B., Grupo de Empresários de Botucatu, é colocar a mão na massa e fazer um café onde os participantes consigam um atendimento individual do especialistas da área, para que tracem uma estratégia de marketing que se aplique à necessidade de cada uma.
Quem tiver interesse em participar dos próximos encontros deve entrar em contato pelo telefone: (14) 98815-2224.
A empresa
A Foco Business é uma empresa de treinamento empresarial e desenvolvimento humano tanto pessoal quanto profissional de alta performance. Utiliza técnicas de coaching visando estimular a criatividade e a vocação através de treinamentos, palestras, workshops e outros. Promove a cultura empreendedora e o bom uso do tempo. Mais eventos estão sendo agendados para este ano.
Saiba mais: https://www.facebook.com/focobusiness/
Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news
(do Agência14News)