18 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Botucatu aprova projeto de lei para que escolas tenham pessoas treinadas com primeiros socorros

Botucatu (SP) aprovou lei na noite dessa segunda-feira (25) para que as escolas infantis municipais e particulares tenham pessoas treinadas em  primeiros socorros buscando salvar crianças de algum tipo de acidente.

O projeto de lei foi aprovado por unanimidade pelos dez vereadores, exceto pelo presidente da Casa que por regra não vota – também por ser autor da matéria.

O texto do projeto que ainda passará por sansão da prefeitura não obriga a contratação de pessoas especializadas e sim que os próprios funcionários de escolas e creches, sejam treinados para darem a primeira ajuda às crianças.

Segundo os vereadores, casos de engasgamentos com alimentos são uma das principais causas para a necessidade desse cuidado nas escolas.

A intenção também, dizem os parlamentares, é que a ideia implantada em escolas do Estado de São Paulo, que sinalizou positivamente para fazer a mesma mudança. Há um projeto analisado na Assembleia paulista.

O vereador autor Izaías Colino do PSDB falou sobre a iniciativa. “Nós não queremos encarecer o funcionamento de nenhuma escola, tanto é que a gente não exige a contratação de um profissional específico para isso. O que a gente exige é que os professores que ali estão, pelo menos um passe por um bom treinamento em primeiros socorros. Instantes que se passa uma ocorrência pode definir a vida ou não de alguém em especial de uma criança”, destacou.

Na mesma direção uma campanha chamada Vai Lucas foi implantada na cidade de Campinas (SP) após o garoto de 10 anos morrer engasgado com cachorro quente durante um passeio de sua escola. Um grupo de voluntários trabalha após essa tragédia para que o tema seja debatido nacionalmente, defendendo que em todo lugar onde exista criança em momento de lazer ou na escola haja alguém treinado.

Alessandra Begalli Zamora, mãe que perdeu o filho em Campinas alerta os pais em uma página criada para a campanha. “Nós temos recebido muitos e muitos relatos de casos muito semelhantes como o do Lucas, e infelizmente, os casos aumentam a cada dia e a gente fica muito triste com essa notícia, então a gente precisa da Lei Lucas nas escolas e nos locais de recreação, mas não negligenciem: façam o curso de primeiros socorros. Isso pode acontecer dentro de casa e a responsabilidade é de todos nós. Procurem um curso. A gente nunca sabe quando pode acontecer”, destacou.

Hoje, O Movimento Vai Lucas – projetado pela família do garoto – diz que 37% das emergências em hospitais é referente a acidentes com crianças na escola ou em momento de recreação. Atualmente 13 crianças morrem por dia no Brasil por algum tipo de acidente, como engasgos, queimaduras, quedas, armas, afogamento ou trânsito, segundo o Ministério da Saúde.

Um projeto nacional também foi aprovado pela Câmara dos Deputados e agora depende da aprovação do Senado Federal.

 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(do Agência14News)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes