25 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Durante reunião em Brasília, ministro dos Transportes confirma obra do viaduto no Jardim Cristina

Nesta terça-feira (09), uma reunião no Ministério dos Transportes em Brasília, tratou das obras do viaduto para ligar os bairros Jardim Cristina e Jardim Paraíso, com a presença de diversas autoridades, como o deputado estadual Fernando Cury, prefeito Mário Pardini, o vice prefeito André Peres e o secretário de Habitação, José Carlos Broto, que conversaram com o ministro Mauricio Quintella.

O futuro viaduto dará acesso aos bairros da região Norte, como Jardim Paraíso, Altos do Paraíso, Monte Mor e Cambuí, a bairros da região Leste, como Jardim Cristina, Jardim Brasil, Parque Residencial Nazaré, Serra Negra, entre outros. As obras devem começar ainda este ano, dentro de de 60 ou 90 dias. O valor da obra está estimado em R$ 15 milhões.

A ideia é que um novo corredor de trânsito, de aproximadamente três quilômetros, seja aberto a partir da região do Terminal Rodoviário (entroncamento com a Avenida Vital Brazil), utilizando a Avenida Paula Vieira (região do Curtume) como opção aos motoristas chegarem até uma das pontas do viaduto, que estará interligado com a Avenida Dr. José Barbosa de Barros, no Jardim Paraíso.

A construção de um viaduto e de um novo acesso que interligue as regiões Norte e Leste ao Centro da cidade há tempos se fazia necessária. Como há anos Botucatu crescia de forma desorganizada, sem um Plano Diretor, soluções viárias foram deixadas de lado no passado. Assim, hoje a população pode recorrer apenas ao Elevado Bento Natel e Rua Major Matheus para cruzar rapidamente o eixo da Cidade. Como mais de 80% dos motoristas ignoram utilizar o Elevado, a Major Matheus e avenidas subsequentes como a Floriano Peixoto e Santana se tornam quase intransitáveis em horários de pico.

Nas redes sociais, o deputado estadual Fernando Cury se manifestou logo após sair da reunião:
“Hoje é um dia de muita alegria, porque o primeiro compromisso desta terça-feira em Brasília resultou em excelentes notícias para Botucatu. Estive agora há pouco no Ministério dos Transportes, acompanhando o nosso prefeito Pardini, o vice prefeito André Peres e o secretário de Habitação, José Carlos Broto.
Participei de uma reunião com o ministro Mauricio Quintella, em que também participaram o assessor do Ministério, Herik Lopes, e o diretor de Infraestrutura Ferroviária do Dnit, Charles Magno. O assunto em pauta foi o viaduto para ligar o Jardim Cristina ao Jardim Paraíso, melhorando a fluidez do trânsito entre os setores Leste e Norte da cidade.
Essa tem sido uma luta antiga, de vários anos, que começou com o então prefeito João Cury, o deputado federal Milton Monti e diversas outras lideranças que acreditaram nesse sonho.
Foram muitas conversas realizadas nesse período, fazendo a interlocução junto aos órgãos competentes até que essa obra fosse incluída e aprovada pelo PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, aumentando assim o limite de recursos para R$ 21 milhões.
Como deputado estadual estive com as lideranças políticas de Botucatu em algumas oportunidades, nos Ministérios dos Transportes e do Planejamento. Em outubro e novembro de 2016, e mais recentemente ainda, em abril deste ano, menos de um mês atrás, acompanhei a comitiva municipal nessas reuniões, cumprindo cada etapa de todo o processo, para tratar do assunto e buscar a resolução.
Agora, o ministro Mauricio Quintella afirmou, diante de nós, que Botucatu está na lista dos municípios contemplados com o PAC e a obra do viaduto será iniciada ainda em 2017, com uma expectativa de começar dentro dos próximos 60, 90 dias.
Estou muito feliz de poder acompanhar tudo isso e conferir de perto que a união de forças, mais uma vez, vai reverter o trabalho em benefícios para a população. Esse é o principal objetivo nosso, de homens públicos, de atuar de forma incansável para melhorar a vida das pessoas.
Fica aqui o agradecimento ao deputado Milton Monti, que destinou através de uma emenda parlamentar parte dos recursos para a construção do viaduto, e ao nosso ex prefeito João Cury, pela dedicação e compromisso que sempre demonstrou com a população. Parabéns, Botucatu! #tamojunto”

O ex-prefeito e Presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), João Cury, tinha se manifestado na segunda-feira (08), depois de confirmar a autorização do início das obras:
“Acabei de receber uma ligação de representantes do Governo Federal informando que o Presidente Michel Temer autorizou o início das obras do viaduto que vai ligar a região do Jardim Cristina à região do Jardim Paraiso.
Infelizmente não poderei estar presente amanhã em Brasília, ao lado das nossas autoridades, devido a compromissos em SP, mas tenham a certeza que mesmo ausente estarei ao lado de vocês nesse momento histórico!Até que enfim! Depois de mais de 8 anos de luta o sonho vai virar realidade.
Quero aqui agradecer a todos que colaboraram para essa conquista, em especial os Deputados Federais Milton Monti e Orlando Silva, o nosso Deputado Estadual Fernando Cury, os Ministros Ricardo Berzoini, Alfredo Nascimento, Cesar Borges, Mauricio Quintella, o Prefeito Pardini e o Vice André Peres, os vereadores de Botucatu na pessoa do Vereador Reinaldinho, as equipes da Secretaria de Obras, Planejamento, Meio Ambiente e Governo da Prefeitura de Botucatu, e, é claro, a nossa população que mesmo tendo todos os motivos para desacreditar, sonhou conosco esse sonho e torceu para que desse tudo certo.
Não posso esquecer de enaltecer a participação e o apoio do nosso amigo e vereador Josey que esteve conosco em Brasília lutando por esse viaduto. 
Alias, mais do que merecida seria uma homenagem ao Vereador Josey se esse viaduto levasse o seu nome, como forma de gratidão por tudo o que fez e representou em nossa cidade. Fica a dica para as nossas autoridades! Agora é tocar essa obra tão importante e aguardada por todos nós!”

Mario Pardini, prefeito de Botucatu, também usou as redes sociais para se manifestar:
“[O MÉRITO É DO POVO DE BOTUCATU]
Construção de muitas mãos, como já falamos à exaustão, esta obra é mérito do povo de Botucatu.
Acabamos de ser informados que as obras do Viaduto que interligará o Jd. Paraíso aos bairros Jd. Cristina e Arlindo Durant, terão início dentro dos próximos 90 dias.
Obra viária importante que, além de promover maior fluidez ao trânsito em nossa cidade, gerará oportunidade de emprego e renda.
Agradeço a DEUS em especial e a população de nossa cidade pela oportunidade de, em tão pouco tempo de Governo, iniciar essa obra tão sonhada.
#VamosTrabalhar #OViadutoVaiSair #OMéritoÉdoNossoPovo”

(fotos retiradas das redes sociais) 
 

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes