20 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Durante caminhada, todo tipo de lixo foi encontrado na Fazenda Lageado

A Ativista Sócio-Ambiental Patrícia Shimabuku foi fazer uma caminhada na Fazenda Experimental Lageado, em Botucatu, local usado por muitos para o lazer aos finais de semana, ou mesmo corridas e caminhadas, mas para a sua surpresa, encontrou muito lixo espalhado pelo campus da Unesp.

Eram diferentes tipos de materiais como papelões usados em brincadeiras de visitantes para escorregar na grama, maços de cigarro, latas de cerveja, garrafas de água, entre outros que além de terem sido jogados fora das lixeiras outros desceram pelo rio vindos de diferentes pontos da cidade e do próprio Lageado.

Ela enviou a seguinte mensagem ao site Agência14News sobre esse assunto:

“A intenção era caminhar para finalizar o final de semana, porém, vários registros que revelam a nossa falta de cidadania, de consciência ambiental e descaso com a saúde individual e coletiva.
 Basta caminhar pelas ruas da Fazenda Lageado que você encontrará como obstáculos e no meio do verde encantador latinhas de cerveja, garrafinhas de água, bitucas de cigarro, embalagens de alimentos. No entorno do lago, na região do barranco os rastros da diversão com o papelão. Olha o exemplo para as crianças, depois da diversão, os recortes de papelão todo espalhado pelo gramado. Detalhe próximo ao “escorregador natural” existe uma lixeira e uma placa de conscientização ambiental. A postura em relação ao descarte adequado de lixo se aprende observando os pais ou responsáveis.
 O mais triste (e de altíssima preocupação) foi nas margens do Ribeirão Lavapés. Analisem as fotografias. Vários alertas na cidade e região sobre o risco de epidemia de Dengue e parece que todos foram ignorados. Tudo indica que essas garrafinhas são oriundas drenagem das águas pluviais que são canalizadas no percurso do corpo hídrico. Sabe aquelas garrafinhas e demais lixos jogados nas ruas? Com as enxurradas das ruas do entorno do ribeirão, eles (lixo) serão conduzidos através dos bueiros e galerias. Não jogue lixo na rua.
 Mais do que nunca, precisamos mudar os nossos hábitos! Precisamos reconhecer que a manutenção dos espaços públicos é nossa responsabilidade também.
A nossa cidade tem o serviço de coleta de lixo que funciona. A nossa coleta seletiva talvez não seja como sonhamos, mas possuímos. A nossa cidade possui espaços verdes públicos e de fácil acesso. Então, precisamos incorporar o “sentimento de pertencimento” para cuidar do que é nosso e sempre buscar melhorias. Cuidar da cidade não é missão exclusiva do Prefeito e dos Vereadores e cuidar do meio ambiente também não é missão exclusiva de ativistas.
Campanhas de recolhimento de lixo não são suficientes. O que será assertivo é a mudança de comportamento e isso acontece dentro dos nossos lares. 
Pense e reflita sobre os seus hábitos. O que você faz com o seu lixo quando você está longe de uma lixeira?”, escreveu a ativista.

OUTROS CASOS
A reportagem do Agência14News também localizou lixo nas pontes e à margem dos Rios Tanquinho e Lavapés no centro na semana passada.

A Guarda Civil Municipal também tem feito flagrantes em pessoas que jogam entulhos ou lixo em estradas rurais ou na sáida de bairros, no entorno da cidade. Até um drone está sendo usado para chegar a esses sujões.

A Prefeitura tem multado quem não limpa terrenos. Há casos de pessoas que jogam lixo no terreno alheio e quem recebe multa é o dono que é quem precisa cuidar do seu espaço.

(Do Agência14News)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes