20 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Dica para as mulheres durante a pandemia – por Gislaine Santos

O isolamento social em função da pandemia trouxe escritórios e escolas para dentro de casa, aumentando os casos de estresse e ansiedade principalmente às mulheres.

Se equilibrar vários pratos já era um grande desafio, imagine agora! As mulheres, de forma geral se cobram muito e se esforçam para dar conta de todas as funções e tarefas da vida familiar, pessoal e profissional.

Acabam se esquecendo que são humanas com limitações, dificuldades, emoções e quando se deparam com a imperfeição, o sentimento de culpa pode ser avassalador.

Mas como equilibrar tantos pratos ao mesmo tempo? Aceite as sugestões que separamos para você! Elas podem te ajudar a manter sua saúde mental e evitar agravos:

  • Seja gentil com você: Não se cobre excessivamente e se trate com gentileza e respeito diante das dificuldades que possa estar enfrentando. É natural se sentir confusa, ansiosa e em alguns momentos ficar com os “nervos à flor da pele”.
  • Use a criatividade e foque nas soluções: Olhe para cada situação e procure encará-las como desafios a serem superados com criatividade e, se possível, bom humor.
  • Crie rotinas e defina um tempo para os filhos: Utilize recursos lúdicos que facilitem a visualização das atividades distribuídas e destine um horário para brincar com as crianças ou conversar com os adolescentes (sem celular por perto). Isso facilita a compreensão de que há tempo para cada coisa no dia, inclusive para a diversão.
  • Distribua tarefas e inclua as crianças de forma lúdica: Todos na casa devem colaborar com as atividades. Crianças muito pequenas a partir dos 2 ou 3 anos são capazes de guardar parte dos seus brinquedos e devem ser estimuladas a participar como podem de tarefas como tirar a mesa, auxiliar na cozinha, dobrar roupas, pendurar roupas em varal baixo, se vestir.
  • Fique com a cabeça onde está o seu corpo: A ansiedade faz com que a nossa mente divague entre todas as tarefas que precisam ser realizadas, comprometendo nossa capacidade de priorizar e realizar. Procure focar no presente quando estiver fazendo algo.
    Explique às crianças o seu papel no trabalho e sua importância para que possam compreender os limites e aos poucos ajustar os seus comportamentos, diminuindo as interrupções.
  • Escute e valoriza as suas necessidades: Dê atenção às suas emoções e sentimentos, eles podem funcionar como uma bússola. Se faça estas perguntas algumas vezes ao dia: “O que eu estou sentindo agora?”, “O que eu preciso agora?”. Cuide bem da sua alimentação e do sono pois são importantes para o nosso equilíbrio e imunidade.
  • Dedique um tempo para você: Não importa quanto. Se permita alguns minutos no dia para cuidar de si e fazer algo que relaxe e traga algum prazer. Ouvir música, tomar um chá, tomar um banho relaxante, ler algumas páginas de seu livro, rezar, meditar.
  • Respire, medite, respire! Respirar de forma consciente e profunda é a chave do equilíbrio, contribuindo para o controle da ansiedade e tornando mais fácil lidar com as demandas. Técnicas de relaxamento e meditação são excelentes. Existem aplicativos gratuitos e programas abertos que você pode acessar.
  • Podemos aproveitar esta fase para nos conectarmos verdadeiramente conosco mesmos. Relacionamentos verdadeiros e conexão profunda são frutos de uma construção contínua com investimento de tempo, energia e amor. E nos tornam mais fortes para lidar com o estresse e superar as dificuldades.

Por Gislaine Santos da GyFaldas e empreendedora. (Fonte inspiradora: rhpravoce.com.br)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes