A disciplina de medicina nuclear e o Núcleo de Educação à Distância e Tecnologias da Informação em Saúde (NEAD.TIS) da Faculdade de Medicina de Botucatu-Unesp (FMB) promoverão um curso denominado “Energia nuclear para o bem. Aplicações na saúde”.
A iniciativa terá início no dia 15 de outubro e se estenderá até o dia 18 de dezembro. De acordo com a professora Sonia Marta Moriguchi, idealizadora da capacitação, duas aulas serão postadas por semana, em uma plataforma virtual (Escola Médica Virtual – baseado na plataforma Moodle), e terão aproximadamente 15 minutos de duração.
O objetivo do curso é despertar os conhecimentos sobre a radiação ionizante utilizada na medicina nuclear com finalidade diagnóstica e terapêutica para alunos de graduação da área da saúde e interessados no tema.
A ideia é difundir as diferenças entre os tipos de radiação, suas indicações, riscos e benefícios, desmistificando a aplicação dessa tecnologia na área médica. Além disso, a capacitação visa informar a multiprofissionalidade envolvida na especialidade, despertando os participantes a reconhecer possíveis área de atuação.
Instrumentação, radioproteção, física básica, técnicas de aquisição de imagens, técnicas de processamento de imagens e indicações são alguns dos temas que serão abordados durante os dias de curso.
São oferecidas 300 vagas, sendo 100 para alunos de graduação e 200 para pessoas interessadas na temática. As inscrições podem ser realizadas aqui (Energia nuclear para o bem. Aplicações na saúde)
Instituições parceiras do Curso: Dimen Medicina Nuclear, IMEB, ISTRAD Consultoria em Radioproteção LTDA, Nucleon.
Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news
(com Assessoria)