29 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Conselho dos Usuários volta atrás na decisão das multas às empresas e conselheiros deixam seus cargos

Em reunião na tarde desta quarta-feira (14), o Conselho Municipal dos Usuários do Transporte Público, os integrantes decidiram voltar atrás na decisão tomada na última segunda-feira (12), sobre o cancelamento de multas aplicadas às empresas responsáveis pelo transporte coletivo na cidade de Botucatu.

A equipe do Agência14News acompanhou o encontro, que foi realizado na Casa dos Conselhos e traz as últimas novidades sobre o assunto aos seus leitores.

O então presidente do conselho Ailton Rodrigues, entregou carta de demissão do cargo, junto a outros conselheiros, Neusa, Benedita e Valdir. A princípio o seu lugar seria assumido pela vice, Neusa, mas como ela também pediu desligamento das funções, o secretário Rodrigo Fumis informou que será realizada nova eleição do conselho, em data a ser definida. “A publicação no Semanário Oficial sobre esses desligamentos deve sair dentro de uma semana. Depois, em 15 dias será marcada nova reunião para definir os candidatos para a eleição”, explicou. 

Henri Paulo de Oliveira Bento, representante da Semutran (Secretaria de Mobilidade Urbana) no Conselho, disse que “por  conta de toda a confusão causada nos últimos dias em relação ao transporte coletivo na cidade e a população estando cada vez mais  revoltada, houve uma situação em que algumas pessoas tentaram colocar fogo em um ônibus no 24 de Maio”, explicou.

Ainda durante a reunião do Conselho, um dos integrantes, Jorge, discutiu com Rodrigo Fumis, em relação a auditoria e a questão das multas. Rodrigo explicou que uma coisa não tem nada a ver com a outra, que as multas foram aplicadas após comprovar as irregularidades dos veículos que circulam na cidade. O clima ficou bastante pesado, mas os dois lados entenderam a gravidade da situação.

No total foram revistas 7 multas, que somam R$ 18 mil. Jorge ainda explicou que o  voto contra as multas aconteceu porque receberam reclamações de que a situação financeira das empresas está péssima. “Elas estariam quebradas até o final do ano. O voto foi um voto de protesto”, analisou.

Emm seguida, o presidente assinou a reconsideração das infrações, mantendo as multas aplicadas pela Secretaria. “A gente só está voltando atrás porque está sofrendo coisas pessoas. É pela nossa segurança”, revelou Ailton.

Ainda de acordo com Ailton Rodrigues, os conselheiros estão pedindo afastamento por não terem respaldo. “Estamos tomando essa decisão de sair porque não temos respaldo. Quando votamos sobre a multa na nossa cabeça existiu a coisa da auditoria. E quando falei que iria sair não pedi para ninguém sair, então será que sou tão ruim assim?”, questionou.

Em conversa com a reportagem do Agência14News, o secretário Rodrigo Fumis concordou com a decisão revista pelo Conselho. “Eu acho que foi uma decisão bem tomada, uma vez que as multas são comprovadas, temos parecer jurídico dessas multas, que são fundamentadas, com provas, situações cabíveis relamente de entrar com proceso de auto de infração, não é nada que abre margem para a empresa nessa questão. Acho que foi pertinente a ação do conselho. Agradeço o apoio deles e reconheço o ato de revorgar a  decisão deles, na questão da população, pois na verdade eles estão aqui representando o povo e transporte coletivo envolve toda a população”, explicou.

Ao ser questionado sobre possíveis melhorias por parte das empresas responsáveis pelo transporte coletivo de Botucatu, Rodrigo Fumis disse que ainda não teve nenhum retorno delas. “Inclusive, nós só fomos saber do bloqueio policial realizado hoje, uma hora depois que teve início, por isso quero agradecer o apoio da Polícia Militar em exercer o papel dela de fiscalização, e assim que fomos acionados nos deslocamos até o Paratodos para acompanhar os trabalhos e tentamos contato com as empresas para facilitar, pois foram constatadas irregularidades em alguns veículos, mas não conseguimos contato com nenhuma das empresas e também não compareceram na reunião do conselho”, esclareceu o secretário.

Rodrigo Fumis aproveitou o espaço para deixar claro que não existe nenhum problema pessoal com a empresa. “É só ver as inúmeras questões de quebras, de acidentes. Logo depois dessa decisão do Conselho aconteceu o trágico acidente na subida da rua Djalma Dutra, então isso já corrobora nosso pensamento de ser questões realmente da empresa, não há porque questionar como sendo algo pessoal entre eu e a gerência da empresa. São questões comprovadas, há provas de cada um dos casos, de desgaste de pneus, também comprovados pelo bloqueio de ontem (terça-feira) da Polícia Rodoviária , então a gente consegue embassamento nisso, para desmistificar qualquer tipo de imagem, de que está sendo levado para o lado pessoal uma questão que é técnica, que é devido um transporte seguro e de qualidade para a população que paga por esse transporte”, finalizou.

⁠⁠⁠Membros do Conselho Municipal de Transporte Coletivo 2015-2017
Presidente: Ailton Rodrigues de Souza
Representantes do Poder Executivo: Henri Paulo de Oliveira Bento e Luiz Fernando Firmino Micki (Suplente)
Representantes das Empresas Operadoras: Jeferson Mattos e Diogo Castelano (Suplente)
Representantes dos Usuários: Neusa Aparecida Pereira Martins, Nivaldo de Oliveira, Jorge Clarell Dornelles, Luciano Fabris, Silvio de Souza. Suplentes: Irene Cardoso, Nelson Furtado, Benedita José da Silva, Milton Gomes da Silva e Neusa Justo

 

(do Agência14News)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes