25 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Confira 7 dicas para se destacar na carreira em 2020

As últimas semanas de 2019 chegaram com notícias animadoras para quem busca uma vaga de emprego. Em diversos índices econômicos divulgados recentemente, alguns segmentos do mundo do trabalho já registram crescimento nos negócios e, consequentemente, abertura de vagas formais de trabalho, gerando expectativas positivas para 2020.

Em âmbito nacional, o setor de serviços, por exemplo, avançou 0,8% em outubro, 2,7% a mais do que o mesmo período do ano passado, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números favoráveis também se refletiram nos Estados. Em São Paulo, o mercado varejista contratará mais de 30 mil trabalhadores até o fim do ano, o que representa um aumento de 7% em comparação com 2018, de acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

“Mesmo com índices tímidos, as perspectivas começam a melhorar. E para quem busca uma recolocação profissional ou mesmo novos desafios em 2020, isso dá um ânimo extra. Porém, a concorrência é alta e os recrutadores são exigentes. É aí que as especializações individuais podem fazer a diferença em uma seleção”, ressalta Thais Bertoldi Verdinelli, coordenadora da área de gestão e negócios do Senac Jaú.

Ideais para todos que buscam conhecimentos avançados, os cursos técnicos são bem avaliados no mundo do trabalho, principalmente nos setores de comércio, serviços e turismo. Com duração média de até dois anos, as qualificações do Senac São Paulo possuem grade curricular focada em atividades teóricas e práticas, e apresentam problemáticas que ocorrem no cotidiano das empresas.

“A educação voltada para o desenvolvimento de competências e autonomia é uma das maiores vertentes de ensino hoje. Por isso, nossos cursos estimulam a capacidade técnica-profissional dos alunos em diferentes contextos, que ajudam na construção do conhecimento baseado na resolução de problemas e situações reais de trabalho”, explica Ana Carolina Pacheco, docente do Senac Bauru.

Recolocação ativa

Além do aprendizado técnico, quem busca uma recolocação no mundo do trabalho precisa ficar atento a outras características importantes do mercado, como pontua Alessandro Gomes, coordenador da área de gestão e negócios do Senac Marília.

Para auxiliar os candidatos, ele separou algumas dicas que podem ajudar. Confira.

1- Estabeleça metas para a sua carreira. Idealize seus planos e defina objetivos temporais de curto, médio e longo prazo.

2 – Busque diferenciais. É importante manter-se competitivo e apostar em um segundo idioma, por exemplo, ou capacitações que complementem a sua formação principal.

3 – Seja comunicativo, pois isso é fundamental para convencer pessoas, propor e defender ideias, posicionar-se de forma correta e se expressar melhor.

4 – Aumente a sua base de contatos. Frequentar locais certos e conhecer pessoas de diversas áreas ajuda a encontrar as melhores oportunidades de trabalho. É o chamado networking.

5 – Mantenha-se bem informado. As empresas têm valorizado cada vez mais profissionais atualizados sobre fatos do dia a dia, como cenário político, índices econômicos, entre outros.

6 – Seja proativo. Ser um profissional com iniciativa e interesse é fundamental para vencer a competitividade no mercado de trabalho. Evite se acomodar.

7 – Cadastre seu currículo em sites de emprego ou redes sociais específicas, como o Linkedin. Dessa forma, você aumenta as chances de ser encontrado por um recrutador e ser chamado para uma entrevista.

Aliando essas orientações com os cursos técnicos, o profissional ampliará suas chances de reposicionamento para 2020. As unidades Bauru, Jaú e Marília estão com diversos cursos com inscrições abertas já para o início de 2020. Para conhecer todas as opções e mais informações sobre as qualificações, acesse o Portal Senac.

Serviço:
Senac Bauru
Endereço: Avenida Nações Unidas 10-22 – Centro – Bauru/SP
Informações: www.sp.senac.br/bauru

Senac Jaú
Endereço: Rua São Sebastião, 145 – Chácara Braz Miraglia – Jaú/SP
Informações: www.sp.senac.br/jau

Senac Marília
Endereço: Rua Paraíba, 125 – Centro – Marília/SP
Informações e inscrições: www.sp.senac.br/marilia

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes