24 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Botucatu registra mais acidentes de trânsito, porém número é bem menor que o pico de 2016

Em 2017, Botucatu teve 396 acidentes com pessoas feridas no trânsito e esse número aumentou para 456 em 2018, um acréscimo de 60 casos. Os dados são do período de janeiro a novembro dos dois anos analiados.

O levantamento foi feito pelo site Agência14News com base em dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado que coletou os boletins de ocorrência registrados nas delegacias da cidade.

Importante destacar que esses são dados somente de pessoas feridas, sem o cálculo de colisões sem vítimas, o que aumentaria esse índice.

Entre 23 tipos de boletins de ocorrência que são divulgados nos índices policiais, o acidente de trânsito envolvendo feridos é a terceira modalidade mais frequente de acontecer, só perdendo para furtos que teve 930 casos de janeiro a novembro de 2018, e lesão corporal (brigas), que chegou a 465. O acidente com feridos alcançou 456 no mesmo período.

A média em 2018 foi de 41,4 casos por mês ou 1,3 registro por dia. Houve mês que quase chegou a dois acidentes com feridos por dia, o que significaria um caso a cada 12 horas.

MORTES

O número de pessoas que perderam a vida dentro da cidade ou nas estradas que estão dentro do limite territorial de Botucatu foi de 8 em 2017 contra 9 em 2018, levando em conta também esse mesmo intervalo dos meses entre janeiro e novembro.

SITUAÇÃO JÁ FOI MUITO PIOR

O Município conseguiu reduzir 65% das mortes em ruas e estradas. Em 2016, foram registradas 37 mortes em Botucatu. Já em 2017 foram 13.

Atlanta reduziu, segundo a publicação, 25% das mortes e Xangai conseguiu reduzir 90% das mortes em rodovias, de 2016 para 2017.

A adesão de Botucatu ao Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, em 2016, foi o que contribuiu diretamente com a redução de acidentes e mortes.

Por meio de mapeamento de ocorrências feito pelo Infosiga, a equipe da Semutran pode adotar medidas, como a substituição de mais de 5 mil placas de sinalização, a utilização de redutores de velocidade e a redução de velocidade em vias de grande fluxo, além da inauguração do Centro de Educação de Trânsito para crianças e adolescentes.

Com isso, Botucatu foi destaque no anuário europeu Together for Safer Roads. A Cidade foi utilizada como exemplo de sucesso na redução de acidentes, ao lado de Atlanta (EUA) e Xangai (China).

A Together for Safer Roads é uma organização mundial de grandes empresas comprometidas com a segurança viária, composta por especialistas e líderes do setor. Entre as empresas-membro fundadoras estão Anheuser-Busch InBev, AIG, AT&T, Chevron, Ericsson, Facebook, IBM, iHeartMedia, PepsiCo e Walmart.

Anualmente, este grupo publica um anuário que destaca os bons exemplos de redução de mortes no trânsito em todo o mundo.

ACRÉSCIMO A SER AVALIADO

Enquanto Botucatu está longe dos números elevados, por outro lado, acende uma luz de preocupação quando há um acréscimo principalmente com feridos e uma morte a mais levando-se em conta que não houve diminuição quanto ao número de referência de 2017.

MAUS MOTORISTAS?

Os motoristas estão dirigindo com pressa, sem cautela, ou desconhecem todas as regras do trânsito? Quando o site Agência14News divulgou a foto nesta quinta-feira de um acidente entre as ruas João Passos e Quintino Bocaiuva houve os mais variados comentários de quem usa o trânsito:

“Esses motoristas dirigindo em SP ou no Rio iriam causar o maior transtorno. Como alguém bate dirigindo na João Passos?”.

“Onde não se respeita lei de trânsito dá nisso”.

“Botucatu está impossível de se dirigir. Carros estacionados tiram a visão do condutor. Na cidade de São Paulo os motoristas respeitam mais do que na cidade de Botucatu. Até quando vamos passar nas travessas e carros estacionados tirando a nossa visibilidade?”.

“Me mudei pra Botucatu há 20 dias… morava em São Bernardo… comentei que o povo aqui parece meio sem regras no trânsito e corre bem!”.

“O problema não são os carros estacionados e sim os motoristas que não respeitam os sinais de trânsito, inclusive nem 50 metros dessa esquina tem uma lombada”.

CAMPANHA

O Agência14News tem feito campanhas de prevenção com mensagens de alerta em banners na capa do site focando questões como álcool, uso do celular, principalmente nas redes sociais, buscando assim a conscientização. O trabalho é contínuo. Empresas estão apoiando essa iniciativa associando suas marcas a prevenção.

(do Agência14News)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes