25 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Botucatu recebe Virada Cultural nos dias 27 e 28 de maio

Pelo sétimo ano consecutivo, Botucatu estará presente na programação da Virada Cultural Paulista. O evento está marcado para os dias 27 e 28 de maio com atrações dos mais diversos segmentos artísticos, espalhados em palcos pela Cidade. Entre eles o Largo da Catedral (em frente ao EECA) e o Teatro Municipal – “Camilo Fernandez Dinucci”. Todas as atrações são gratuitas. 
 
Neste ano a programação prévia disponibilizada pela Secretaria de Estado da Cultura traz para Botucatu nomes como Paula Lima (MPB), Rael (rap), Negritude Jr. (pagode) e Hugo e Tiago (sertanejo). Também já estão na lista apresentações da Compilação Cia. Suno (circo), do comediante Davi Mansour (stand up), além de uma atração local, o grupo Moreiras da Silva (samba).
 
Ainda dentro da programação, outros eventos irão compor a Virada Cultural em Botucatu como a Tenda da Diversidade, Arte de Rua e o Cultura Sound System/Reggae com “SeMentes Livres Hi-Fi”, na Praça do Bosque; Metalstock, no Parque Municipal; exposições no Museu Histórico e Pedagógico, no Espaço Cultural; e na Galeria Fórum das Artes; intervenções de Dança Aérea em Guindaste e do Bloco Samba Para Todos, na Praça Rubião Júnior; além de um evento literário promovido pela APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte, no Espaço Cultural.
 
“A Virada Cultural é a cereja de um mês repleto de opções na cultura. Ela simboliza a vocação que Botucatu tem em abrigar grandes eventos. Além de fortalecer o excelente relacionamento que estabelecemos com o Governo do Estado, que mais uma vez incluiu o Município no roteiro desta magnífica iniciativa, que democratiza o acesso à cultura, nas suas mais variadas vertentes”, afirma o secretário municipal da Cultura, Antonio Luiz Caldas Júnior.
 
Sobre a Virada Cultural
A Virada Cultural Paulista é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, que investe na programação artística principal. Os municípios são correalizadores, ficando responsáveis pela montagem da infraestrutura de palco, som, segurança e limpeza, além de reforço à programação artística. 
 
Vinte e duas cidades participam da Virada Cultural Paulista 2017, que este ano acontece em quatro finais de semana consecutivos: 13 e 14 de maio nos municípios de Assis, Caraguatatuba, Franca, Indaiatuba, Registro e Guarulhos; 20 e 21 de maio em Araraquara, Bauru, Ilha Solteira, Limeira, Mogi das Cruzes e Santa Bárbara D’Oeste, além da Virada Cultural da Capital, que terá apoio da VCP este ano. 
 
Já nos dias 27 e 28, a Virada chega a Botucatu, Piracicaba, Marília, Ribeirão Preto, Votuporanga, Santos e Itapetininga; e o encerramento será em 3 e 4 de junho nas cidades de Taubaté e Sorocaba. Guarulhos e Itapetininga participam do evento pela primeira vez.
 
De acordo com o secretário de Estado da Cultura, José Luiz Penna, a edição de 2017 terá novidades. “A Virada Cultural Paulista terá, neste ano, a diversificação de linguagens artísticas no palco principal. Em algumas cidades, blocos de carnaval farão desfiles para atrair o público das ruas próximas para o palco externo do evento; em outras, a programação do dia começará com set lists preparadas especialmente por DJs para esquentar o público”, destaca.
 
Pela primeira vez, a Virada terá apoio do Ministério da Cultura, por meio do Fundo Nacional de Cultura e da Lei Rouanet. Além do SESC-SP, também apoia o evento o festival Risadaria, que contribui com a participação dos artistas de stand up comedy. O evento é produzido pela APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte, organização social de cultura parceira da Secretaria.
 
Histórico
Criada em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, a Virada Cultural Paulista tornou-se o mais relevante evento cultural do interior e litoral paulistas, com a proposta de promover um grande festival gratuito e simultâneo em cidades de médio e grande porte. Desde o princípio, a Virada tem buscado proporcionar ao público o acesso às melhores produções artísticas do País, nas mais variadas linguagens: música, dança, circo, artes cênicas, arte para crianças, dentre outras. No ano passado, a Virada aconteceu em 23 cidades, com a presença de mais de 900 mil pessoas.
 
Mais informações
Site: www.omelhordaculturasp.com
Fanpage: https://www.facebook.com/omelhordaculturasp/
 
PROGRAMAÇÃO VIRADA CULTURAL – BOTUCATU
(sujeita a alterações)
 
PALCO EXTERNO – LARGO DA CATEDRAL
 
DIA 27 – SÁBADO
19h30 (Artista Local)
MOREIRAS DA SILVA
 
21h (Circo)
COMPILAÇÃO CIA SUNO
 
22h30 (Música)
PAULA LIMA
 
23h59 (Música)
RAEL
 
DIA 28 – DOMINGO
15h30 (Stand Up)
ENQUANTO A PIZZA NÃO CHEGA – DAVI MANSOUR
 
17h
NEGRITUDE JÚNIOR (Música)
 
18h30
HUGO & TIAGO (Música)
 
PALCO INTERNO
(atrações ainda em definição)
LOCAL: Teatro Municipal Camilo Fernandez Dinucci
Praça Coronel Raphael de Moura Campos, 27 – Centro
 
EVENTO LITERÁRIO (promovido pela APAA)
LOCAL: Espaço Cultural de Botucatu
Avenida Dom Lúcio, 755 – Centro
 
PROGRAMAÇÃO LOCAL DA VIRADA CULTURAL 
 
TENDA DA DIVERSIDADE
LOCAL: Praça Comendador Emílio Peduti (Praça do Bosque), Centro
DIAS: 27 e 28 (sábado para domingo)
HORÁRIO: A partir das 23h59
 
ARTE DE RUA
Evento da comunidade Hip Hop
LOCAL: Praça Comendador Emílio Peduti (Praça do Bosque), Centro
DIA 28 (domingo)
HORÁRIO: 14 às 19 horas
 
METALSTOCK – PALCO ROCK DA VIRADA
Apresentações de bandas de rock de Botucatu e região
LOCAL: Parque Municipal Joaquim Amando de Barros
Rua Lourenço Carmelo 50, Jardim Paraiso
DIA 27 (sábado)
HORÁRIO: A partir das 17 horas
DIA 28 (domingo)
HORÁRIO: A partir das 14 Horas
 
EXPOSIÇÕES
MuHP – Museu Histórico e Pedagógico “Francisco Blasi”
Rua General Teles, 1738 – Centro
DIA 27 (sábado)
HORÁRIO: 16 às 22 horas
DIA 28 (domingo)
HORÁRIO: 10 às 18 horas
Exposição: “Todos podem ser Frida”
Exposição: “Historias a respeitar”
Exposição: “Gabinete de curiosidades – Acervo do MuHP em exposição”
 
GALERIA FÓRUM DAS ARTES
Avenida Dom Lucio, 51 – Centro
Exposição: “Pedras são preciosas” – de Elisete Alvarenga
DIA 27 (sábado) 
Horário: 11 às 22 horas
 
Mais informações
Tel.: 3882.1747
Email: forumdasartes@botucatu.sp.gov.br
 
INTERVENÇÕES
 
DANÇA AÉREA – ACROBACIAS EM GUINDASTE
As acrobatas Marília Coelho e Mimi Tortorella realizam estripulias e danças nos ares, em uma pirâmide giratória pendurada em um guindaste. Participação especial musical de Dael Vasques.
LOCAL: Praça Rubião Júnior, s/nº – Centro (ao lado da Prefeitura)
DIA 27 (sábado)
HORÁRIO: 19h15
 
DIA 28 (domingo) 
HORÁRIO: 18h15
 
CULTURA SOUND SYSTEM/REGGAE COM “SEMENTES LIVRES HI-FI”
Reprodução de vinis, produções próprias, músicas exclusivas que só tocam nas sessões, um aparato sonoro poderoso e subgraves calorosos, SeMentes Livres Hi-Fi faz o baile acontecer por horas no estilo jamaicano, com uma seleção de música reggae que passa por algumas vertentes da ilha que mais produziu música no mundo: ska, rocksteady, roots, rub a dub, dancehall e outras. Também conta com convidados especiais.
DIA 27 (SÁBADO) 
HORÁRIO: das 15 às 20 horas
LOCAL: Praça Comendador Emílio Peduti (Praça do Bosque), Centro
 
BLOCO SAMBA PARA TODOS
Bloco Samba Para Todos nasceu em março de 2016 para dar voz ao movimento da Luta Antimanicomial de Botucatu unindo a cultura e a comunidade como um cuidado em saúde mental.
DIA: 28
HORÁRIO: 16h30
LOCAL: Praça Rubião Júnior, S/N – Centro (ao lado da Prefeitura)

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria de Imprenda)

 

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes