25 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Botucatu irá fechar comércio seguindo decreto estadual; veja as regras da decisão municipal

-O prefeito se reuniu com comerciantes e entidades de classe neste domingo (24)

Botucatu vai fechar o comércio de acordo com o que prevê o decreto do Estado. A decisão foi tomada com comerciantes e o prefeito.

A ideia é fechar nos 5 dias úteis e depois compensar isso com aberturas em horários e datas especiais como feriados, domingos, ou estendendo horário.

Essa saída também foi debatida com entidades de classe. Os dias que entenderem necessário os comerciantes abrirão no melhor período para as vendas. Levou-se em conta para essa decisão que os próximos dias deverão ser de movimento fraco nas lojas. Dessa forma, possivelmente, não haveria necessidade de demissão.

As vendas, portanto, só poderão ser feitas por delivery.

O shopping não abre, pois segue a mesma orientação do comércio. Só funcionará com entregas.

Segundo a Prefeitura, os comerciantes entenderam que é momento de proteger a população.

A decisão foi publicada em decreto municipal no Semanário da Prefeitura (leia abaixo).

Durante a tarde, o prefeito estava reunido ainda com representantes de academias para também definir a adaptação para essa área. (Regras abaixo).

A prefeitura também não contará nesse período com o atendimento ao público. Haverá agendamentos para casos específicos, como com secretários e com o prefeito.

Funcionários que tinham retornado ao trabalho deverão voltar ao sistema de quarentena, exceto em áreas específicas e essenciais, como da saúde, por exemplo.

Na sexta todos ficaram confusos com a decisão após o primeiro anúncio do Estado, mas no sábado todos começaram a entender melhor a situação: é realmente Fase Vermelha onde se fecha tudo, ou seja, só funcionam serviços essenciais. Sobre fechar às 20h é para quem está na fase laranja, que não é o caso, pois na segunda Botucatu (que está na regional de Bauru) entra na fase vermelha – segundo decreto do estado. De acordo com o Governo Paulista, se não fechar agora o sistema de saúde entra em colapso em poucos dias.

Nota da Preitura

Botucatu, junto com as demais cidades que compõem a Diretoria Regional de Saúde de Bauru, está na Fase Vermelha do Plano São Paulo de Combate à Pandemia do novo Coronavírus. Com isso, um decreto com as medidas que serão adotadas nesta semana será publicado nesta segunda-feira, 25.

Em reunião com as principais classes empresarias de Botucatu, o Prefeito Mário Pardini discutiu as ações necessárias nesta nova fase.

“Até aqui enfrentamos fortemente a doença, investindo em testagem em massa, contratação de profissionais da saúde, ampliação da rede de atendimento, Operação Sentinela para manter pessoas que testaram positivo em casa, distribuição de máscaras, entre tantas outras ações. Mas agora é hora de enrijecer e tomar medidas duras”, destacou o Prefeito Pardini.

A partir de segunda-feira, 25, a Prefeitura atenderá ao público apenas com agendamento prévio por telefone. Serviços essenciais, como atendimento das unidades de saúde, não serão suspensos. As unidades continuarão atendendo, preferencialmente, pessoas com sintomas da Covid-19.

O comércio de Botucatu ficará fechado de segunda a sexta-feira, atendendo apenas on-line e por delivery. Os dias fechados serão trocados por dias futuros, em datas que ainda serão definidas entre os sindicatos de classe.

Os bares, lanchonetes e restaurantes atenderão apenas delivery e drive-thru. As academias poderão atender apenas com aulas em locais abertos e arejados. Clubes de recreação também terão atividades suspensas nesta semana.

“Foi feito um pacto pela saúde, pela economia e pela vida. Os empresário entenderam que o momento da pandemia é delicado e que as medidas mais restritivas pelos próximos dias serão necessárias. Assim como o Poder Público e os empresários farão a sua parte, precisamos contar com o apoio massivo da população neste momento, enrijecendo as medidas preventivas, como o uso de máscaras, o distanciamento social e a higienização das mãos”, finalizou o Prefeito Pardini.

Também como medida de prevenção e combate a pandemia, o Prefeito Mário Pardini anunciou o cancelamento do ponto facultativo do Carnaval. Com isso, segunda, terça e quarta-feira (15, 16 e 17 de fevereiro) serão considerados dias úteis na Cidade.

O que abre

Supermercados
Padarias (sem consumo local)
Postos de combustíveis (sem consumo nas conveniências)
Bancos
Lotéricas
Postos de Saúde (priorizando covid)
Casas de materiais de construção
Correios
Academias ao ar livre ou locais com ventilação
Transporte coletivo

Não abre

Comércio (só atende com entregas)
Bares, lanchonetes e restaurantes (só com entregas e drive-thru)
Clubes
Prefeitura (serviços públicos não essenciais) só com agendamento

Leia o decreto:


Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes