O Prefeito de Botucatu, Mário Pardini assinou na tarde desta quinta-feira, 19, o decreto de nº 11.941, que prevê novas medidas de isolamento social e atendimento a pessoas com sintomas da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.
Abaixo, os principais tópicos:
- Todos os equipamentos de saúde do Município tratarão exclusivamente das questões relacionadas à Covid-19, dos bebês e das gestantes, isto é, consultas e tratamentos eletivos estão adiados;
- Todos os prédios municipais, incluindo escolas e creches, estarão fechados a partir da próxima segunda-feira, 23. Os serviços prioritários serão desempenhados de forma remota (telefone, e-mails e serviços via internet) e parte dos servidores poderão trabalhar a partir de suas residências;
- Apenas 1 creche atenderá os filhos de servidores municipais da Saúde e Segurança, exclusivamente;
- Os servidores responsáveis por atividades ao ar livre – infraestrutura, zeladoria, limpeza pública e outros – continuarão trabalhando para deixar a Cidade ainda mais estruturada, limpa e bonita.
“O resumo desse decreto são duas palavras de ordem: ‘isolamento da população’ e ‘tratamento aos que mais precisam’. Conto com a colaboração de toda a nossa população para que fiquem em casa e procurem atendimento única e exclusivamente no caso de sintomas graves, como febre e dificuldade para respirar”, afirmou o Prefeito Mário Pardini.
Como se proteger?
Os sintomas da Covid-19 são semelhantes aos da gripe, como tosse, coriza, febre, podendo evoluir para dificuldade de respirar, falta de ar, e outros.
As principais recomendações para que a população se proteja são: manter as mãos limpas com água e sabão ou álcool em gel de concentração de pelo menos 70%, cobrir a boca ao tossir e espirrar com a dobra do cotovelo ou lenços descartáveis, manter distância de 2 metros de quem estiver tossindo e espirrando e evitar aglomerações.